O professor de futebol do programa “JF Paralímpico”, da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Igor Chagas Monteiro, de 27 anos, foi convocado para arbitrar a Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol para Paralisados Cerebrais (IFCPF) sub 19 de futebol de 7 Paralímpico. A competição acontece entre 9 e 16 de agosto deste ano, na cidade de Sant Cugat, na Espanha. A modalidade é voltada para homens com paralisia cerebral e segue as mesmas regras do futebol convencional, com algumas alterações. Os atletas são classificados de acordo com o grau de deficiência.
A relação de Igor com o futebol nem sempre foi por meio do apito: “Desde criança gosto de futebol. Na adolescência fui goleiro, inclusive jogando na Copa PJF Bahamas de Futsal. Quando cheguei aos 18 anos, não tinha mais equipe, aí decidi virar árbitro para continuar envolvido no futebol”. Igor parece ter tomado o rumo certo. Já está na nona edição da Copa Bahamas atuando como árbitro. A experiência o credenciou e, em 2012, tornou-se árbitro de futebol de 7 Paralímpico. Em 2016, foi convocado para os Jogos Paralímpicos do Rio, tornando-se o primeiro árbitro com paralisia cerebral da história dos jogos: “Foi uma experiência incrível entrar em uma arena com nove mil pessoas nas arquibancadas, e ter meus pais assistindo. Foi gratificante”. Agora, ele está fazendo as malas para a Espanha, com nome no quadro oficial da Federação Internacional e cheio de expectativa: “Espero ter uma boa atuação. Vai ser uma excelente oportunidade para conhecer novos árbitros, trocar experiências e aprender bastante.”
O Programa JF Paralímpico oferece modalidades esportivas para pessoas com deficiência, tais como, atletismo, goalball, natação, bocha, polybat e futebol de 7. O programa é gratuito e busca a melhoria da qualidade de vida. As inscrições podem ser feitas ao longo do ano na sede da Sel, na Avenida Rui Barbosa, 530 – Santa Terezinha.
Fonte: Assessoria/SEL