Por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade, a Defesa Civil registrou 10 ocorrências nas últimas 24 horas. Segundo o balanço divulgado pela pasta na tarde dessa terça-feira, 27, foram atendidos dois chamados em cada uma das regiões seguintes: Leste, Oeste, Norte, Sudeste e Centro. Na Rua Virgulino João da Silva, no bairro São Pedro, zona Oeste, houve um destelhamento total. A cobertura de uma casa se soltou e atingiu outra residência, cujo telhado quebrou e uma parede foi danificada. As duas pessoas que moram na casa atingida foram abrigadas na residência de parentes. Um dos vizinhos da família se comprometeu a realizar os reparos na estrutura, tendo iniciado ainda nessa terça-feira.
Já na Rua Batista de Oliveira, no Centro, o órgão foi convocado para vistoriar um desabamento parcial de edificação. Trata-se de uma parede de fechamento do telhado do prédio vizinho que caiu em cima da cobertura do estacionamento ao lado, atingindo dois veículos. De acordo com a assessoria da pasta, não existe risco estrutural, apenas danos materiais.
As outras solicitações estão relacionadas à queda de um galho, ameaças de queda de árvore, desabamento de muro de divisa, desabamento de muro de contenção, um alagamento, uma trinca em parede e duas ameaças de escorregamento de talude. Conformes as informações da Defesa Civil, não há feridos e os engenheiros estão em campo fazendo as avaliações necessárias.
O índice pluviométrico em algumas regiões foi bem alto nas últimas 24 horas. A média registrada foi de 30,31 mm de chuva, sendo que, no bairro Nova Era, o pluviômetro registrou 64,7 mm, na Represa João Penido, 59,09 mm e no Ponte Preta, 38,79 mm. O nível do Rio Paraibuna subiu quase um metro da noite de segunda, 26, até o fim da tarde desta terça-feira, saindo de 1,48 m, chegando a 2,40 metros.
CHUVAS DEVEM CONTINUAR ATÉ SÁBADO
A chuva que cai em Juiz de Fora deve continuar até o próximo sábado, 3. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado de chuvas desde segunda é de 25 mm. Nesta quarta-feira, 28, o céu deve amanhecer com algumas nuvens, e podem ocorrer pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. A temperatura mínima deve oscilar entre 16° e 31. Já a máxima deve variar entre 19° e 27°.
Conforme o Inmet, uma massa de ar úmida que se deslocou da Amazônia em direção à região é a responsável pelo tempo instável. Nesta terça, os termômetros ficaram entre 17° e 25º.