Olá, tudo bem? Uma ferramenta fundamental para analisar o seu empreendimento de forma 360 graus é o Método Canvas de Modelo de Negócios. É necessário entender o seu ramo de atuação profundamente, como as inovações geram efeito, além do comportamento de consumidores e até de seus colaboradores.
Faça isso com calma, com ajuda de pessoas envolvidas e alguém que você identifica como um potencial cliente, para feedback imediato em cada etapa.
Lembre-se dos 3Ps da Adm360: PESSOAS / PROCESSOS / PRODUTOS.
Responda: Quem é o meu cliente? Qual o problema ou a necessidade dele? Como resolverei isso pra ele? Como se ganha dinheiro com isso?
Vamos fazer isso juntos, abra uma planilha no Excel ou um caderno, é rápido e muito eficaz. O objetivo é ter isso em uma página só. Defina:
1) Segmento de clientes– para quem está criando valor?
2) Proposta de valor – produtos geram benefícios, qual o diferencial, o que eu entrego?
3) Canais de venda, distribuição e comunicação – como o cliente interage e percebe valor? Como quer ser abordado? Qual o custo de cada canal?
4) Relacionamentos com clientes e como fortalecer – Que tipo de relacionamento querem? Como criar vínculos duradouros?
5) Fontes de receita – quanto e como o cliente pagará pelos benefícios recebidos a partir da proposta de valor? Qual o valor estão dispostos a pagar?
6) Recursos principais do negócio – quais são essenciais? Financeiro, pessoal, máquinas?
7) Atividades-chave para funcionar – quais são importantes pra minha proposta devalor?
8) Parceiras principais – fornecedores, parceiros?
9) Estrutura de custos – Manter a oferta de valor. Quais são os custos mais importantes?
Use isso para nortear suas estratégias de como alcançar o eu deseja. Sucesso e prosperidade!
Rogério Paschoalino, Administrador, MBA em Administração Estratégica, Consultor de Empresas e Diretor do Conselho Jovem da Associação Comercial e Industrial de Juiz de Fora.