Na manhã de sábado, 20, tiveram início na Praça “Jarbas de Lery Santos”, no Bairro São Mateus, as atividades do Programa “Esporte e Lazer da Cidade” (Pelc). Lá, foram apresentadas à comunidade práticas como dança, basquete e capoeira. Quem esteve presente pôde fazer sua inscrição para participar das oficinas, além de receber orientação sobre os locais de funcionamento do programa na cidade.
Joice Rocha Dias Braz, moradora do Bairro Santa Efigênia, fez inscrição para toda a família no “Núcleo Abolição”: “É muito boa essa oportunidade. Minha sogra, que é hipertensa, participará, pois é difícil a gente poder pagar para ela fazer atividades como essas, e é bom para tirar também as crianças da rua, que é uma preocupação dos pais”.
O secretário de Esporte e Lazer (SEL), Julio Gasparette, participou do evento, representando a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e reforçou o apoio do Executivo municipal na realização desse programa na cidade. A deputada federal Margarida Salomão, responsável pela emenda parlamentar que trouxe o Pelc para a cidade, também presente no evento, destacou a parceria entre as instituições envolvidas.
O líder comunitário do Bairro São Mateus, Homero da Silva Adaro, elogiou o programa: “Vemos, com ele, a ocupação da praça, com lazer e esporte. A comunidade está satisfeita e se movimentando para incentivar a participação de todos nas atividades”.
O Pelc é coordenado em Juiz de Fora pela PJF, através da SEL, em dois núcleos, com dois subnúcleos em cada um. O da zona sul é composto pelo Centro Cultural Abolição, como principal, e Polivalente Teixeiras e praça do Bairro São Mateus como secundários. Na zona norte, a Escola Estadual (E. E.) “Maria Elba Braga” é o núcleo, tendo o Campo do Cerâmica e o Núcleo Travessia como subnúcleos. Em todos eles são oferecidas oficinas de vôlei, tênis de mesa, ginástica e dança, entre outras.
A equipe é formada por um coordenador de projetos, um esportivo pedagógico, dois de núcleos e 12 agentes sociais, trabalhando diretamente nas oficinas. O programa tem investimento de cerca de R$ 550 mil e capacidade de aproximadamente 800 atendimentos por dia. As inscrições continuam abertas até o preenchimento de todas as vagas.
Confira o endereço de cada núcleo e horários para inscrições:
– Núcleo Abolição – Rua Robson da Costa Magalhães, 9, Bairro Bela Aurora: inscrições das 8h30 às 11 horas.
– Subnúcleo Polivalente Teixeiras – Rua Noêmia Mendonça, Teixeiras: inscrições das 8h30 às 11 horas.
– Subnúcleo São Mateus – Praça “Jarbas de Lery Santos”: inscrições na Rua São Mateus, das 8h30 às 11 horas e das 14 às 17 horas.
– Núcleo “Maria Elba Braga!” – Rua Edgar de Paiva Aguiar, 155, Cerâmica: inscrições das 8h30 às 11 horas.
-Subnúcleo Travessia – Rua Jacinto Marcelino, 25, Vila Olavo Costa: inscrições das 8h30 às 11 horas e das 14 às 17 horas.
– Subnúcleo Cerâmica – Rua Francisco de Almeida – Cerâmica: inscrições das 8h30 às 11 horas.
Fonte: Assessoria/SEL