A noite de quinta-feira, 7, foi repleta de comemorações no auditório do novo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Lá foi realizada a cerimônia de encerramento dos “Jogos Intercolegiais 2017”, que premiou instituições e alunos destaques na competição deste ano.
O auditório, com capacidade para 264 pessoas, ficou lotado. Presentes, o prefeito Bruno Siqueira, os secretários Julio Gaspartte (Esporte e Lazer) e Denise Vieira Franco (Educação), além de Elisabeth Queiroz de Paula, analista da Superintendência Regional de Ensino (representando o Governo de Minas), para entrega dos troféus.
Os “Jogos Intercolegiais 2017” tiveram participação de 73 escolas, com mais 4.600 alunos inscritos em 12 modalidades individuais e coletivas, incluindo atividades paralímpicas, entre elas, judô, xadrez, natação, futebol e queimada. Cerca de cem troféus foram entregues às instituições vencedoras, nas categorias infantil e juvenil de cada modalidade, além dos alunos que se destacaram, tanto por seu desempenho quanto por sua disciplina.
“Com a retomada dos Jogos, tivemos número recorde de inscrições em algumas modalidades. Não houve caso de indisciplina esse ano, e percebemos que isso é o esporte, contribuindo para a formação do cidadão”, disse Ronaldo Ishimaru, supervisor e coordenador dos “Jogos Intercolegiais”.
Houve ainda homenagem especial, com entrega de troféus às instituições parceiras da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por cederam locais para as disputas das modalidades. Entre elas, Instituto Metodista Granbery, Colégio Jesuítas, Escola Municipal (E. M.) “União da Bethânia”, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Espaço “Luis Augusto Alvim”, Clube Bom Pastor, Sport Club Juiz de Fora, Sistema “Degraus de Ensino”, Escola “Cultura Viva”, Cascatinha Country Club e Escola Estadual (E.E) “Francisco Bernardino”.
Encerrando a premiação foi anunciado o ranking com as seis equipes com melhor desempenho nos jogos deste ano. Destaques para a torcida mais animada, da E.E. “Ali Halfeld”, e os 24 troféus do Colégio Jesuítas, com o grande prêmio da noite, ficando em primeiro lugar no ranking.
“Um evento como esse é muito importante, para avaliarmos o nosso trabalho com a educação infantil. O retorno da competição foi gratificante para nós, que trabalhamos nessa área. A Prefeitura está de parabéns pela realização desse evento”, disse Dario da Silva Pereira Filho, coordenador de educação física do Colégio Jesuítas.
Gasparette também enalteceu a promoção: “Retornamos esse ano com os ‘Jogos Intercolegiais’ e tivemos procura significativa dos estudantes, e, devido a essa procura e ao sucesso da competição deste ano, pretendemos fazer uma competição com qualidade ainda melhor em 2018”.
Os “Jogos Intercolegiais” são realizados pela PJF, através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e coordenação do Departamento de Iniciação, Formação e Rendimento Esportivo. Têm por finalidade incentivar a participação em atividades esportivas das instituições de ensino de Juiz de Fora, promover a ampla mobilização da juventude estudantil em torno do esporte e a integração entre os estudantes de 12 a 17 anos. A competição envolve alunos das redes públicas municipal, estadual, federal e particular de Juiz de Fora.
Ranking das equipes:
1 – Colégio Jesuítas
2 – E.E. “Ali Halfeld”
3 – Colégio Militar de Juiz de Fora
4 – E.E. “Sebastião Patrus de Souza”
5 – Colégio Apogeu
6 – E.E. “Francisco Bernardino”
Fonte: Assessoria/SEL