O prefeito Bruno Siqueira, acompanhado do secretário de Agropecuária e Abastecimento, Bebeto Faria, realizou na tarde desta terça-feira, 28, a entrega de R$50 mil oriundos de emenda parlamentar do vereador Vagner de Oliveira a diversas associações rurais.
O montante repassado às instituições será utilizado no custeio das tradicionais festas do circuito de eventos rurais da cidade. Foram contempladas as comunidades de Humaitá, Penido, Valadares, Pirapetinga, Rosário de Minas, Sarandira, Igrejinha, Torreões, Angolinha e Vila Almeida.
A verba será utilizada para o pagamento de despesas de torneios leiteiros e festas do cavalo. A tradicional “Festa Alemã” também recebeu parte do recurso. Bruno Siqueira ressaltou a importância de incentivos para o fortalecimento de ações na zona rural, inclusive: “Isso mostra nossa preocupação com todas as regiões da cidade. Os eventos rurais são forma de levar ações de lazer e desenvolvimento para as comunidades.”
Os torneios leiteiros e festas do cavalo são eventos tradicionais na área rural da cidade e reúnem produtores, cavaleiros e todo o público interessado nessa interação com o campo. Incentivam e valorizam o pequeno e o médio produtor, e são ambientes para troca de experiências e fomento dos negócios. “Buscamos valorizar o produto rural e estas festividades fomentam ações de incremento das áreas rurais. Trabalhamos sempre para atender todos da melhor maneira, principalmente incentivar e apoiar o pequeno e médio produtor”, afirmou Bebeto Faria.
Ele lembrou ainda que, além do repasse do tesouro municipal, através desta emenda, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) investiu cerca de R$180 mil com a estrutura do circuito de eventos rurais.
Representando as associações rurais, o presidente da comissão organizadora do torneio de Humaitá, Eder José Resende de Oliveira, destacou o trabalho na organização destas atividades, sendo de fundamental importância este apoio: “A emenda nos auxiliará nos pagamentos dos compromissos relativos aos torneios.”
As festas do cavalo consistem em encontro de cavaleiros com ou sem a realização de provas funcionais de marcha, tambor e baliza. Já os torneios leiteiros são competições de produtividade de animais de cada região, valorizando a pecuária, principal atividade rural do município.
Fonte: Assessoria/PJF