Secretaria de Atividades Urbanas divulga canal direto com a população

Com objetivo de levar cada vez mais transparência e informação ao cidadão, a Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou nesta segunda-feira, 6, a ativação de canal de comunicação direto com a população, via mensagem eletrônica. Assim, é proporcionada mais interatividade, com acesso facilitado, para que o cidadão possa se informar sobre o atendimento já prestado a ele pelos diversos departamentos da secretaria.

A SAU conta com cinco departamentos: de Licenciamento e Atividades Econômicas e Urbanas (Dlau), de Licenciamento de Obras e Parcelamentos Urbanos (DLU), de Cadastro Imobiliário Municipal (Dcim), de Fiscalização de Obras, Atividades Econômicas e Urbanas (Dfau) e de Execução Instrumental (Dein).

O cidadão que possuir petição em andamento em qualquer dos cinco departamentos, e necessitar de esclarecimentos ou dar sugestões, elogiar, reclamar ou denunciar, pode usar a internet. Para isso, basta acessar www.pjf.mg.gov.br > institucional > secretarias > selecionar “Secretaria de Atividades Urbanas > Fale Conosco”, ou o link. A mensagem também poderá ser encaminhada pelo e-mail saucanaldireto@pjf.mg.gov.br.

Reafirmando a proposta da iniciativa, o secretário de Atividades Urbanas, Eduardo Facio, destacou, sobretudo, “a melhoria da qualidade dos atendimentos e dos serviços que oferecemos à população de Juiz de Fora.”

A medida integra, também, a constante política de agilidade na atuação da SAU, acrescida da nomeação de novos profissionais concursados para as funções de análise de projetos. Recentemente, foram incorporados aos quadros da secretaria cinco novos engenheiros e cinco arquitetos.

Confira as atribuições de cada departamento:

Dlau – Concede alvarás de localização de todo e qualquer estabelecimento, além de autorização para atividades econômicas e eventos em geral.

DLU – Interpreta e propõe modificações para atualização da legislação urbana municipal, observando as diretrizes gerais constantes do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e demais leis vigentes. Emite informações básicas para elaboração de projetos de construção e regularização, incluindo análise e aprovação.

Dcim – Mantém a base de dados imobiliária atualizada, coordenando ações com as supervisões subordinadas e os diversos setores da PJF. Ali são cadastrados e arquivados os dados sobre os imóveis, através dos processos de regularização, construção, loteamentos e desmembramento aprovados pelo município.

Dfau – Fiscaliza todas as ações regulamentadas pelos departamentos e ações individuais dos cidadãos, determinadas por diversas leis federais, estaduais e municipais.

Dein – Cuida dos assuntos internos da secretaria, como os de contabilidade, orçamento, recursos humanos, compras e contratos, entre outros.


 Fonte: Assessoria




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