Os donos de animais que desejam usufruir do serviço gratuito de castração oferecido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) estão tendo problemas para agendar o procedimento. Conforme relato dos usuários, o número do Disque-castração está sempre ocupado.
Há cerca de um ano, a estudante Esterliane dos Reis Ribeiro, 22 anos, aguarda retorno do Departamento para que seu cachorro Toby tenha atendimento. “Até então eu ligava para agendar e só dava ocupado. Até que um dia consegui atendimento e meu cachorro foi incluído na lista de espera”, lembra.
Após um longo período de espera, a jovem procurou o serviço novamente e foi aí que ela recebeu a surpresa. “Três meses depois, ao perceber que o retorno demorava, liguei para verificar o andamento da fila e tive a surpresa de que o nome do meu ‘bichinho’ não estava no cadastro. Tive que repetir todo o processo e ele ainda não foi chamado”, reforça Esterliane.
MIL PESSOAS AGUARDAM NA FILA
De acordo com a assessoria do Demlurb, cerca de mil pessoas estão na fila de espera para a castração. O principal desafio, segundo informado pela pasta em nota, “é atender todos os solicitantes na lista de espera”.
Questionada sobre algum tipo de prioridade, o Departamento reitera que “a única prioridade é castrar as cadelas no cio abandonadas. Fora isso, não existe preferência no atendimento”.
COMO FUNCIONA O CADASTRO?
Conforme o Demlurb, o tutor do animal entra em contato pelo Disque-castração (32) 3690-3545, faz o cadastro e, quando o Castramóvel estiver no bairro do solicitante, a equipe entra em contato. Os animais atendidos são cães e gatos. Como o cadastro é feito por telefone, o solicitante precisa informar RG e CPF, além de dados sobre o animal.
Em relação ao itinerário do Castramóvel, o Departamento informa que ainda não estão definidos os próximos locais de atendimento, mas será realizado um estudo para conhecer quais bairros estão mais necessitados do serviço.