No sábado, 21, cerca de 15 expositores de Juiz de Fora, Barbacena,Tocantins e Muriaé (MG) se reúnem no Museu Ferroviário, das 10 às 15 horas, na 29ª edição do “Encontro de Colecionadores”. A entrada é gratuita e o estacionamento será liberado com acesso pelo portão da Avenida Brasil, 2001, Centro. Já os pedestres, poderão entrar também pelo atalho na Praça da Estação, na Avenida Francisco Bernardino, em frente à Rua Marechal Deodoro, Centro.
Entre os itens expostos, estarão peças como moedas, cédulas, cartões-postais, selos, gibis, álbuns de figurinhas, cartões telefônicos, chaveiros, canetas, calendários, miniaturas e antiguidades em geral. O encontro possibilita a troca e a aquisição de material colecionável e cria ambiente adequado para o compartilhamento de informações e experiências. Paralelamente, acontece o encontro regular da Sociedade Filatélica de Juiz de Fora.
Quem passar pelo local, também poderá visitar as dependências do museu e seu acervo permanente, constituído por mais de 300 peças, incluindo mobiliário, instrumentos de trabalho e de comunicação. Segundo o diretor do local, Luis Fernando Priamo, esses eventos, paralelos à rotina de atividades do local, evidenciam o espaço e a importância da cultura ferroviária juiz-forana. “Os temas de colecionismo se encontram. Tanto nosso, com o acervo, como deles, com os expositores. Como um organismo vivo, precisamos trabalhar no museu outras manifestações que fujam às temáticas já trabalhadas na expografia fixa, para que isso movimente ainda mais os espaços”, avaliou.
O Encontro é promovido pelo Clube dos Colecionadores e pela Sociedade Filatélica de Juiz de Fora, com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
Fonte: Assessoria