“1º Seminário Infantil de Literatura de Juiz de Fora”: crianças falam sobre suas experiências com a literatura

A paixão pelos livros reuniu, na tarde de quarta-feira, 18, cerca de 40 crianças em um evento especial, para troca de conhecimentos, experiências e dificuldades com a leitura. Promovido pela Biblioteca Municipal “Murilo Mendes” (BMMM – Av. Getúlio Vargas, 200, Centro), o “1º Seminário Infantil de Literatura de Juiz de Fora” permitiu que meninos e meninas, entre 6 e 12 anos, falassem para outras crianças sobre seus hábitos, personagens favoritos, primeiro contato com os livros, entre outros assuntos. O encontro contou com a presença da escritora infantil Dalila Roufi, dos alunos do Colégio Magnus, de Nova Era, e com integrantes do projeto “Escola de Escritores”, da BMMM.

O seminário foi mediado por Ana Luisa Santiago, 12, que participa do projeto de escritores da “Murilo Mendes”. Incentivada desde pequena pela mãe e pela tia a ter o hábito da leitura, ela ainda guarda o primeiro livro que leu do início ao fim. “Era um livro sobre uma joaninha que estava em um jardim. Ainda o tenho. Desde que eu comecei a ler eu penso bem melhor, consigo aprender mais na escola, porque tenho referências. Ler abre minha mente!”, contou. Outras cinco crianças foram convidadas a participar da mesa, respondendo a perguntas da plateia. Ao final do debate, foi realizado sorteio de obras infantis.

Uma das autoras que disponibilizaram exemplares de livros para o sorteio foi Dalila Roufi. A escritora reconheceu a importância do evento para a formação intelectual e pessoal das crianças: “É um prazer participar. Essa dinâmica é muito interessante, porque é o olhar da criança leitora. Quando ela aprende a gostar de ler, se relaciona de diferentes maneiras com as histórias. Ela está vendo, ouvindo, sentindo, se emocionando, lidando com seus conflitos. Isso contribui muito para seu crescimento, e poder compartilhar isso é muito valioso”.

A segunda sessão do “1º Seminário Infantil de Literatura de Juiz de Fora” foi realizada nesta quinta-feira, 19, às 9 horas. O último encontro está marcado para as 15 horas, no setor infantojuvenil da biblioteca. A entrada é gratuita.


 Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.