Na última sexta-feira, 29, o secretário de Atividades Urbanas, Eduardo Facio, reuniu-se com a equipe no Centro de Controle e Monitoramento (CCM), a fim de conferir pessoalmente o trabalho realizado pela fiscalização. Os equipamentos flagram, por dia, cerca de 15 irregularidades ligadas às posturas municipais. As mais comuns são obstrução dos espaços públicos – com caixotes, cones, caixas nas calçadas e/ou vias; comércio irregular; banner em postes; publicidades não autorizadas; entre outras.
Quando as atividades indevidas são flagradas pelas câmeras, imediatamente, o fiscal de posturas responsável pelo monitoramento aciona a equipe tática do Departamento de Fiscalização para comparecer ao local e tomar providências.
A ação contou com a presença da gerente do Departamento de Fiscalização de Obras, Atividades Econômicas e Urbanas da SAU, Graciela Vergara Marques, e demais servidores da SAU e da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra).
CCM
O Centro de Controle e Monitoramento (CCM) foi lançado em 2015. É responsável pela supervisão, pelo monitoramento e pela operação do funcionamento do trânsito na cidade. Recebe e disponibiliza informações em tempo real sobre as condições das vias, dos serviços e intervenções realizadas, estando apto, também, a intervir através de sistemas e equipamentos de comunicação de dados e voz. Este ano ganhou reforço, com servidores dos departamentos de Guarda Municipal (GM), da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e de fiscalização da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU).
Onde estão as câmeras
As câmeras foram instaladas nos cruzamentos entre as avenidas Rio Branco e Brasil, Rio Branco e Getúlio Vargas, Presidente Itamar Franco e Getúlio Vargas, Rio Branco e Rua Marechal Floriano Peixoto, Francisco Bernardino e Rua Marechal Deodoro, Rio Branco e Francisco Bernardino, Francisco Bernardino e Rua Benjamin Constant, Rio Branco e Presidente Itamar Franco, Presidente Itamar Franco e Rua Monsenhor Gustavo Freire, Rio Branco e Doutor José Procópio Teixeira, Rua Benjamin Constant e Avenida Brasil e Barão do Rio Branco e Rua Doutor Romualdo.
Fonte: Assessoria