2809 pjf mes crianca 170036

MÊS DA CRIANÇA: Praça CEU organiza semana de recreação com entrada franca

O Mês da Criança vai começar do jeito que a garotada gosta no Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel “Adelmir Romualdo de Oliveira” (CEU/Zona Norte). Entre 2 e 6 de outubro, a unidade promove a “Gincana da Criança”, para alunos das oficinas regulares da unidade e moradores da região. A idade mínima é de 6 anos, e adultos também poderão participar. As inscrições devem ser feitas no local, no primeiro dia de programação. Serão realizadas atividades recreativas, esportivas e artístico-culturais, em dois turnos: das 8h30 às 10h30 e das 15 às 17 horas.

O coordenador-geral de Cultura do CEU, André Noronha, explica que, além de oferecer atrações lúdicas e divertidas, a equipe busca estimular a conscientização sobre a conservação do patrimônio da praça, a valorização do trabalho em equipe e o conhecimento de novas culturas. “A gincana é mais uma ação voltada para o estímulo ao convívio social, ao sentimento de pertencimento, à formação de identidade e às relações de cidadania da comunidade da zona norte”.

As equipes inscritas na gincana deverão, entre outras tarefas, criar seu próprio mascote e um grito de guerra, além de elaborar estratégias de convencimento para que um articulador do CEU participe da gravação de um clipe musical. Cada tarefa tem pontuação específica, conforme o grau de complexidade. O corpo de avaliadores será formado por funcionários do CEU, e a equipe vencedora terá um dia de lazer em uma das dependências do espaço. (Fonte: PJF)

Mais de 300 alunos participam do Festeru 2017

DSC 0116

A tensão de uma competição esperada o ano todo. O dia que amanheceu diferente. A vitória esperada. A derrota sofrida. As histórias de quase 300 alunos das escolas municipais da zona rural de Juiz de Fora se misturaram nessa quinta-feira, 28, durante o 22º Festival Esportivo das Escolas Rurais (Festeru). O evento foi realizado na sede campestre da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Exército (ASE), no Bairro Barbosa Lage, e é promovido anualmente pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

PARTICIPANTES

O Festeru conta com alunos das escolas municipais Camilo Guedes (Valadares), Dom Justino José de Santana (Torreões), Padre Caetano (Monte Verde), Padre Wilson (Igrejinha) e Doutor Pedro Marques (Caeté). O objetivo é incentivar a mobilização e organização esportiva nas escolas da zona rural, integrar, através da prática esportiva, os alunos dessas instituições e destacar a prática esportiva como instrumento de formação da personalidade e cidadania.

AVALIAÇÃO POSITIVA

O secretário de Esporte e Lazer, Júlio Gasparette, destacou que “o evento demonstra a preocupação de incentivar a participação da zona rural em todos os eventos”. E a distância não é obstáculo para ninguém. A professora de Educação Física da E. M. Camilo Guedes, de Valadares, Sônia Hallack, explica que a grande importância está na união entre as escolas. “Gera engrandecimento pessoal de cada um e das comunidades. Faz muito tempo que participo, há mais de 10 anos. É muito emocionante, a escola inteira se envolve, os alunos se mobilizam. A dinâmica este ano está incrível, sucesso absoluto”.

Professor da SEL, Carlos Augusto Lutz reforçou o papel que o Festeru tem na formação dos alunos. “É fundamental, pois você dá a oportunidade destes meninos terem contato com alunos de outras comunidades, e principalmente no jogo, onde é possível a confraternização dentro de uma competição saudável”.

342518752 IMG 8065




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.