Um site cada vez mais acessível para todos os cidadãos. Foi com esse propósito que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) disponibilizou novas ferramentas de acessibilidade em seu portal, para pessoas com deficiências sensoriais. Foram instalados novos ícones: link de acesso para o VLibras; opção de diminuir, aumentar e voltar para o tamanho padrão do texto e botão de alto contraste.
Essas novas ferramentas facilitarão o acesso desse público às informações. O Vlibras é um programa/aplicativo desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que traduz todo o conteúdo de texto para a linguagem de Libras. Os novos botões que alteram o tamanho da fonte e o contraste auxiliam a leitura para as pessoas com deficiência visual.
Para o secretário de Comunicação Social, Michael Guedes, “é necessário facilitar o acesso da pessoa com deficiência aos meios de informação da administração pública municipal. Estamos com novas tecnologias no portal da PJF e respeitando as necessidades de cidadãos com deficiências sensoriais”.
“As novas ferramentas garantem acessibilidade de comunicação e informação a pessoas com deficiência sensorial, além de cumprir a Lei Brasileira de Inclusão”, afirma a gerente do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH), Thais Altomar.
A supervisora de Desenvolvimento e acessibilidade do DPCDH, Ana Paula, também elogiou a iniciativa da PJF. “No site, algumas interfaces já oferecem possibilidade de acesso para pessoas com surdez, deficiência visual e outras situações que requerem uma atenção específica”, completa.
O portal da Prefeitura registra aproximadamente dez mil visualizações diárias e contém informações diversificadas para auxiliar o cidadão. Desde formulários para acesso a serviços a notícias de ações da administração, que refletem diretamente na vida da população.
Fonte: Assessoria