Linhas e tecidos dão o tom de exposição com influência do pós-impressionismo

No impressionismo, as tintas serviam para relatar as impressões sensoriais de cor, luz, som e de movimento. No entanto, para os pós-impressionistas, era preciso ir além. Logo, a urgência se deu na revelação não só do que viam, mas também do que pensavam e sentiam. Como expoentes desse período estão os pintores franceses Paul Gauguin, Henri Matisse e Henri de Toulouse-Lautrec e o holandês Van Gogh, cujas obras receberam releituras da artista plástica Venina Sparano na exposição “O Segundo Original: influências do pós-impressionismo”. A abertura acontece nessa quarta-feira, 23, no Espaço Cultural dos Correios.

Natural do Rio de Janeiro (RJ) e radicada em um sítio em Petrópolis há cerca de 30 anos, a artista encontrou, em meio à natureza, a inspiração para confeccionar os 16 quadros que integram a mostra. No lugar das tintas, Venina optou por utilizar como matéria-prima apenas tecidos, linhas e bordados feitos à mão. “Sempre gostei de confeccionar trabalhos manuais, como roupas, sapatos e bijouterias. Realizei muitas experiências até chegar no resultado dessa exposição. Tentei representar no tecido o que o pintor viu ao criar sua obra. A exposição é uma síntese do que eu fiz a minha vida toda”, conta a artista, que é arquiteta pela UFRJ e já atuou como figurinista da TV Globo.

Nessa mostra, a artista têxtil, além de explorar os pós-impressionistas, traz um pouco das influências do pintor mexicano Diego Rivera, da brasileira Anita Malfatti e do cubismo retratado nas telas de Pablo Picasso. Além disso, em uma das salas, projeções apresentarão filmes que revelam parte do processo de trabalho de Venina. Nesse sentido, o desafio para ela esteve em transpor um original e transformá-lo em “O Segundo Original”, dialogando com a obra referenciada.

Os pós-impressionistas, entre 1880 e 1890, exploraram as possibilidades abertas pelo impressionismo, movimento antecessor. A noção foi cunhada por um crítico britânico, Roger Fry, que realizou três exposições com artistas do período. Longe de ser um movimento homogêneo, eles se expressaram por meio de uma pintura com grandes manchas de cores, sem preocupação naturalista, e apelaram à mente e à consciência e não à visão.

SERVIÇO

– Exposição: “O Segundo Original: influências do pós-impressionismo”
– Local: Espaço Cultural dos Correios (Rua Marechal Deodoro, 470, Centro)
– Período: De 23 de agosto a 22 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, com entrada franca.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.