Muriaeenses que desejarem qualquer tipo de procedimento nas Unidades de Saúde de Muriaé (postos e policlínicas) devem ter o cartão do SUS em mãos. Os atendentes dos postos precisam ter o número do documento para realizar o registro de atendimento em documentação a ser enviada ao Governo Federal. Com formulários preenchidos e enviados para o Sistema Único de Saúde, os recursos chegam de forma correta para ao município. Desta forma, a Prefeitura recebe os repasses para comprar os materiais necessários e manter o bom funcionamento da saúde na cidade.
As pessoas que ainda não possuem o cartão do SUS podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Vereador Messias Soares, bairro Santo Antônio (antiga Amil), com a identidade em mãos e solicitar o documento. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Paulo César Oliveira, também é possível fazer o cadastramento pelo computador ou smartphone. “Através da internet do celular, basta abaixar o aplicativo ‘E + Saúde’ e fazer o registro dos documentos, para que, automaticamente, o cartão seja disponibilizado”, explicou.
As UBS’s já estão exigindo o cartão do SUS para realizar consultas, medição de pressão, curativos entre outros. Vale lembrar que o documento pode ser apresentado dentro do próprio celular. “Não poderemos mais atender sem o documento em mãos, pois precisamos prestar conta dos nossos serviços para que recebamos as verbas de forma adequada”, explicou o secretário Adjunto de Saúde, Wescley de Souza.
COMO PEDIR O CARTÃO
Para pedir o cartão via computador ou smartphone, é preciso fazer download do aplicativo “E + Saúde” e preencher o formulário com os dados, documentos e endereço. A pessoa pode salvar o cartão gerado pelo programa no próprio celular ou pedir para imprimir na Secretaria de Saúde. Também poderão imprimir por conta própria.
Fonte: Assessoria