Começou nessa segunda-feira, 21, o curso de Síndico Profissional e Administração de Condomínios ministrado pelo presidente da Confederação Nacional de Síndicos (Conasi) e síndico profissional, Sérgio Craveiro. A capacitação, que vai até a próxima quarta-feira, 23, acontece de 8h às 18h, na sede do Sindicato do Comércio (Sindicomercio).
Craveiro trabalha com condomínios desde 1989 e como síndico profissional desde 1992, atuando em 11 condomínios. Ele se formou em Chicago em Finanças Públicas com foco em Planejamento de Patrimônio.
Segundo o presidente da Conasi, o objetivo do curso é formar os síndicos para atuar no mercado profissional. “[A capacitação] vai auxiliar em como proceder em uma assembléia e no passo a passo de como contratar autônomos e funcionários de empresas terceirizadas”, afirma Craveiro.
O curso oferece certificado e a possibilidade de credenciamento na Conasi para o profissional poder atuar no mercado com uma entidade dando todo o apoio e fiscalizando as atuações do síndico. “Ele [o curso] é aplicado com apostilas nas quais os participantes acompanham os temas que são explicados e são mostradas, ainda, vídeoaulas, para explicar, na prática, toda a parte teórica”, explica Craveiro.
O público alvo do curso são síndicos e gestores de condomínios, zeladores, pessoas interessadas em ingressar no novo mercado, aposentados que querem reforçar a renda, mulheres que estão querendo voltar para o mercado de trabalho após um tempo se dedicando a família, contadores, advogados e corretores de imóveis.
De acordo com Craveiro, dentre as funções do síndico destacam-se a responsabilidade pelo seguro do condomínio, a prestação de contas em assembléia, a previsão orçamentária para o próximo exercício e a orientação dos condôminos quanto o regimento interno. Já o profissional administrativo tem como função assessorar o síndico, elaborar o demonstrativo financeiro e ajudar o síndico em uma consulta jurídica no caso de uma ação trabalhista ou de uma inadimplência.
O principal desafio do síndico é convencer os condôminos de que é melhor contratar um síndico autônomo, que vai fazer a parte de legislação funcionar, além de ser um profissional imparcial e dinâmico. Já o administrador tem o desafio de fazer com que os síndicos aceitem que a parte operacional seja feita por ele.
As vagas para essa edição do curso estão esgotadas e uma nova edição deve ser realizada no próximo ano. Os interessados podem entrar em contato pelo número (11) 96971-3000 ou (31) 2626-1606 e solicitar a versão online do curso.