A sua vida é a Vida de Deus que se aloja em seu íntimo. Procure se lembrar disso constantemente. Este é um fato que jamais pode ser esquecido: sua vida é o próprio Deus. Porém, enquanto não aceitar essa Verdade sincera e docilmente com sentimento de profunda gratidão, a Vida perfeita de Deus alojada dentro de você não poderá manifestar-Se perfeitamente no mundo fenomênico. Deus criou todas as coisas boas. Jamais criou coisas más. No entanto, você vê as coisas sob o aspecto negativo. Dessa maneira, vê as coisas negativas criadas por sua própria mente e jamais por Deus, como se realmente existissem. Deus criou apenas um mundo, que é constituído unicamente de Bem. Não se deixe iludir pelas aparências. As aparências das coisas e fatos são o reflexo do seu próprio pensamento e você está vendo o mundo constituído unicamente de Bem, encoberto por esse reflexo.
A misteriosa força divina
A Realidade verdadeira está no âmago do mundo visível aos olhos carnais. A Realidade verdadeira é o “mundo da vida”. Vocês nunca viram a vida com os olhos carnais, não é mesmo? Conseguem ver apenas a sua manifestação imperfeita. Entretanto, a vida que não é visível constitui o eu verdadeiro, e o corpo carnal visível aos olhos é meramente o invólucro dessa vida. Quando as partes danificadas desse invólucro deixam de ser reparadas pela vida que se aloja no corpo carnal, este se desarranja e passa a manifestar a imagem da doença. E se a vida o abandona, o corpo carnal, que é um sistema complexo, aos poucos se decompõe e se reduz a um sistema simples. Para ser formado o complicado sistema físico a partir de simples matéria, não basta só o trabalho da “natureza física”. E necessária a complementação do trabalho da vida. O que é chamado vida é o próprio Deus, possuidor de espantosa e elevada Sabedoria, capaz de criar até mesmo o complexo mecanismo chamado cérebro.
A vida não surge da matéria
Quando é abandonada ao seu estado natural, a matéria procura obter o equilíbrio ou estabilidade química, por meio da decomposição de um corpo orgânico complexo em substância inorgânica simples. A “Sabedoria da vida” rompe o equilíbrio químico da natureza e possui a capacidade de alterar o sistema atômico molecular da matéria, fazendo com que este obedeça à sua vontade, ao seu propósito. Se colocarmos grãos de cereais em um tubo de ensaio e acrescentarmos a quantidade suficiente de água e de substância digestiva, mantendo-os algumas horas na temperatura ideal, eles serão completamente digeridos. Isto ocorre pelo fato de que o sistema complexo da forma original dos grãos de cereais vai aos poucos desintegrando-se até se transformar em um sistema mais simplificado e inferior