TENTATIVAS DE CORTAR DESPESAS

Cargos federais que poderão ser extintos, atualmente vagos, são 60 mil. Pela decisão do Ministério do Planejamento, não serão admitidos mais no serviço público datilógrafos, radiotelegrafistas, classificadores de cacau, motoristas e fiscais tributários de café, além de outros que poderão surgir no mapeamento que está sendo feito pelo órgão.

São visados os cargos que deixaram de ser necessários após a chegada de novas tecnologias. Assim, despesas com a ocupação desses cargos ficam proibidas.

ALIANÇAS ESTRATÉGICAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Os fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis são debatidos em seminário no Senado Federal, proposto pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF). São eles atividades físicas não suficientes, uso nocivo de álcool e alimentação inadequada com o consumo de alimentos ultra processados.

O convidado especial para o Seminário foi o senador chileno Guido Girard, autor da lei que aponta ainda a publicidade de alimentos como questão das mais prejudiciais por estimular o consumo desses produtos. Para o senador chileno, a publicidade mata até mais do que bactérias.

A lei sobre o assunto no Chile reserva o direito de saber o exato conteúdo dos produtos que o cidadão leva para sua mesa. Lá é proibida a publicidade que induza a criança a usar produtos prejudiciais. Não podem ser vendidos em escolas, ser distribuídos de forma gratuita a menores de 14 anos, nem ter propaganda na televisão antes das 22 horas, produtos como batata frita, bolos, doces e refrigerantes. Não é permitido utilizar rótulos com elementos do universo infantil (super heróis, animais, etc) ou uso de violência ou agressividade, bem como uso de bebidas alcoólicas e tabaco.

A lei teve imenso impacto sobre as crianças no país.

Paula Jones, diretora da ACT Promoção de Saúde, que realiza o evento, diz que o Chile serve de referência para o Brasil e outros países.

Evento dessa importância acontecendo no Congresso Nacional brasileiro indica claramente aos legisladores quais são as leis que servem ao cidadão brasileiro. Falta só interesse político de proteger a população.

REFORMA POLÍTICA

Não vote em quem já é parlamentar. É a campanha que ganha força a cada dia que evolui a Reforma Política. As propostas da Câmara e do Senado não tem nenhuma identidade com o gosto popular observado até o momento.

 

AINDA AS BOAS NOTÍCIAS

O presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, explica o sucesso do programa implementado na instituição. O corte de despesas pela Caixa incluiu demissão voluntária, que foi aderido por 4,7 mil empregados. Outro PDV está em andamento, além do corte de horas extras, corte nas despesas administrativas e a redução do índice de inadimplência com cobrança mais forte (a Caixa apresenta o menor índice do mercado).

A Caixa tem, segundo o presidente Occhi, a maior carteira de crédito entre todos os bancos: R$700 bilhões entre consignados, habitação e infraestrutura, todos de baixo risco.

No primeiro trimestre, o lucro líquido da CEF foi de R$1,4 bilhão e vai anunciar em breve seus resultados com lucro significativo. E, o mais importante, a menor taxa de inadimplência do mercado.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.