Hospital Maternidade Therezinha de Jesus retoma os atendimentos de urgência

O Hospital Maternidade  Therezinha de Jesus retomou os atendimentos de urgência de traumas de média complexidade para atender a população de Juiz de Fora e região. Antes da retomada, todo atendimento de estava sendo feito no Hospital de Pronto Socorro (HPS).

Segundo a Subsecretária de Urgência e Emergência, Adriana Fagundes, essa retomada vai agilizar as cirurgias de fraturas de média complexidade e desafogar o HPS. “Estamos atendendo pacientes com fraturas de média complexidade que necessitam de cirurgia imediata ou no prazo de 24h”, esclarece Adriana.

A decisão foi tomada a partir de muitas reuniões que foram realizadas através do Comitê Gestor de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde (SS) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES). “Foi uma parceria firmada entre a Maternidade, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde e o Conselho Gestor, que avaliaram a eficiência e eficácia de como estão ocorrendo os atendimentos, e quais as áreas mais críticas. Através disso, conseguiram fazer com que a Maternidade retomasse os atendimentos de média complexidade, que atende não só Juiz de Fora como toda região”, afirma a subsecretária. “O repasse para o convênio é de R$200 mil por mês e o contrato será feito e fiscalizado pela Prefeitura”, complementa.

A Maternidade tem o objetivo de voltar com o Hospital Nível 1, que atende politraumas. Para isso, é preciso que a entidade tenha uma habilitação na neurocirurgia e, segundo Adriana, a SS vem solicitando uma solução junto ao Ministério da Saúde, mas a questão ainda não foi resolvida.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.