Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga começa este domingo

A Pró-Reitoria de Cultura e o Centro Cultural Pró-Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vão realizar, no mês de julho, entre os dias 23 e 30, o 28º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Todos os concertos e atividades são gratuitos, proporcionando ao público juiz-forano e da região, que prestigia anualmente esse tradicional evento, a oportunidade de conferir a performance de músicos de expressão nacional e internacional.

Segundo informações do supervisor do Centro Cultural Pró-Música, Marcus Medeiros, o Festival deste ano conta com uma programação bem diversificada e com algumas novidades. “Esse ano são comemorados os 450 anos de nascimento de Claudio Monteverdi e o concerto de encerramento será dedicado a ele. Vamos também homenagear o professor Elder Parente, que sempre esteve presente no festival e morreu esse ano”, afirma Medeiros. Além dessas homenagens, o evento vai contar com concertos noturnos e vespertinos, oficinas, palestras, lançamento de CD e audições de alunos.

O Festival será aberto nesse domingo, 23, no Cine-Theatro Central, com o concerto do grupo Atempo, especializado em música medieval, que apresentará o programa “Cantilena Instrumental”, com repertório europeu de fins do século XII ao século XV e combinação inédita de instrumentos de época.

Medeiros ressaltou a importância das palestras e oficinas ao possibilitarem que a população conheça mais sobre as atrações e, os artistas em formação, se desenvolvam melhor. “O festival é muito importante, pois traz artistas experientes e que também pesquisam as músicas, os instrumentos e a forma de tocar. Assim, é proporcionado o encontro desses pesquisadores com a população e os aprendizes da cidade”, finaliza.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.