Chácara realiza IX Conferência Municipal de Assistência Social

A IX Conferência Municipal de Assistência Social de Chácara foi realizada pelo conselho e pela secretaria de assistência social do município, nessa quinta-feira, 20, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores. A mesa de abertura foi composta pelo prefeito Emerson Duque, pelo vice-prefeito Roberto Carlos Duque, pelos vereadores Joaquim Rocha, Sonimar Duque e Jerri Felizardo, pela secretária de assistência social, Katia Tavares, e pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Maria Mendes. O objetivo do evento era debater e avaliar as políticas de assistência social e propor novas diretrizes,no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

O prefeito afirmou que os investimentos na área de assistência social serão priorizados. “Neste ano, a Prefeitura não vai realizar a exposição agropecuária, pois, isso significaria comprometer serviços essenciais para a população. Estamos buscando recursos para construir a sede própria do Centro de Referência e Assistência Social, para oferecer atividades e serviços com uma qualidade ainda melhor”, concluiu Duque.

Depois da abertura, a assistente social, Fernanda Campos, explicou o papel da assistência social dentro do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e a secretária, Katia Tavares, mostrou dados do perfil de assistidos pelo município e as ações socioassistenciais realizadas desde o início deste ano.

A palestra magna foi proferida pela assistente social da Associação Municipal de Apoio Comunitário de Juiz de Fora (Amac-JF), Meirijiane Teodoro, que abordou a garantia de direitos e a necessidade do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) diante do momento político que vive o país, além de tratar dos temas que foram discutidos na conferência. “O eixo principal é o da participação social. É preciso dar a essa população mais necessitada empoderamento para reivindicar os seus direitos”, afirmou Meirijiane.

Depois do debate dos eixos por grupos, as propostas foram votadas e os delegados que vão participar da conferência estadual foram escolhidos. O evento também contou com apresentações dos alunos da oficina de musicalização e do coral mantidos pelo CRAS.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.