Na próxima quarta-feira, 26, é comemorado o Dia dos Avós. Para celebrar a data, o Centro de Conivência do Idoso (CCI) promoveu, na tarde dessa quarta-feira, 19, uma roda de conversa entre as pessoas que frequentam o local.
De acordo com a coordenadora do CCI, Rosângela Bonodo, a proposta foi debater como estão os avós nos dias de hoje e fazer uma reflexão sobre o assunto. “Atualmente, houve mudanças comportamentais nos idosos. Hoje, os avós buscam conhecimentos, estão ligados na questão da saúde e buscam conciliar isso com a ajuda à família”, afirma.
A conversa foi conduzida por membros do serviço social, que estimularam uma troca de experiência entre os idosos. “Cada idoso falou sobre a sua experiência de vida, sobre como está sendo a convivência com os netos”, afirma Rosângela. A coordenadora ressaltou que esse encontro vai auxiliar os idosos a terem oportunidade de se manifestar e saber que o que estão vivenciando não acontece só com cada um. “Eles vão conhecer melhor os comportamentos dos seus netos e, a partir daí, aprender a conviver melhor com eles, melhorando o ambiente em família”, defende.
A dona de casa Francisca Franco estava presente no encontro. Ela conta que o que a motivou a participar foi a possibilidade de aprender a como ajudar melhor seus quatro netos. “Um deles passa muito tempo junto comigo. Quando necessário, chamo atenção dele, e ele não gosta que eu faça isso perto dos colegas”, conta Francisca, que frequenta o CCI diariamente.
Outra avó que estava presente é a aposentada Leia Corrêa Santos Ramos, que tem apenas uma neta. “Eu fico com a minha neta quando tenho que buscá-la depois da aula de inglês. Quando é necessário, chamo atenção dela. Ela fala que sou muito brava!”, conta.
PARA PARTICIPAR DO CCI
Para participar do Centro de Conivência do Idoso (CCI) é preciso ter mais de 60 anos e ir até a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), na Rua Halfeld, nº450, 4º andar, para preencher o Cadastro Único para Programa Sociais (CadÚnico). Na ocasião, o idoso é informado dos seus direitos. Depois, ele é conduzido para o CCI através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região onde mora. É marcada uma visita do idoso na sede do centro de convivência, que fica na Rua Espírito Santo, nº434, Centro.
Se o interessado quiser, realmente, realizar as atividades proporcionadas pelo CCI, é feito um cadastro. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. São oferecidas atividades físicas como ginástica e dança de salão; oficinas de artesanato, trabalhos em grupo com psicólogos, para estimular a memória; aulas de informática e projetos que estimulam a leitura.