O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, e o vice-presidente da FIEMG e ex-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), Alberto Salum, estiveram em Juiz de Fora nessa terça-feira, 18, para prestigiar a Feira Minas Láctea. Em sua passagem pela cidade, Olavo Machado foi homenageado com a Medalha Instituto de Laticínios Cândido Tostes, concedida durante a solenidade de abertura do evento, realizada no Expominas.
A EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) homenageou personalidades que têm contribuído para o êxito da instituição, que é referência no Brasil em ensino, pesquisa e difusão de tecnologia em leite e derivados. Também estiveram presentes no evento o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina; presidentes de Sindicatos; lideranças institucionais, empresariais e políticas.
A Minas Láctea, que acontece de 18 a 20 de julho, engloba uma série de atividades realizadas simultaneamente no Expominas JF e no ILCT: o 43º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, o 31º Congresso Nacional de Laticínios, a Semana do Laticinista, a 43ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) e a 43ª Expolac – importante vitrine para apresentação de produtos derivados do leite.
Na solenidade de abertura da Feira, além de Olavo Machado, foram condecorados também com a Medalha ILCT o professor e pesquisador da Dupont, Múcio Mansur Furtado; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Ferreira Vilela; o gerente do Departamento de Operações da Indústria de Laticínios Barbosa & Marques, Antônio Maurício da Costa; e o embaixador da Dinamarca, Kim Hojlund Christensen, representado na ocasião por Lívia Aragão. Este último em referência ao grupo de professores dinamarqueses responsável por introduzir as tecnologias de fabricação de queijos europeus no início das atividades do ILCT, em 1935.
O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado, disse em seu discurso estar lisonjeado com o recebimento da homenagem. “A Medalha Cândido Tostes é um importante reconhecimento e um incentivo para que o Sistema FIEMG possa atuar junto com a toda a cadeia produtiva de Alimentos e Bebidas na defesa de interesses do setor. Acreditar no país é a nossa obrigação com a sociedade e esta medalha é um incentivo para continuamos trabalhando. Com a ajuda de todos, teremos em breve um novo Brasil”, ressaltou.
O presidente da EPAMIG, Rui da Silva Verneque, ressaltou que realizar um evento dessa envergadura não é fácil. “Este ano a Minas Láctea conta com a participação de 111 empresas, em 200 estandes. E nossa demanda foi bem superior à oferta de espaço. Em relação à última edição, tivemos 24 novas empresas e 60 novos produtos lançados. É uma grande satisfação poder trazer para o setor toda essa gama de informações, que certamente vão contribuir para o desenvolvimento do setor lácteo mineiro”, disse.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, que na ocasião representou o governador Fernando Pimentel, destacou que nesse momento de crise é importante semear esperança. “O mineiro responde a crise com serenidade e trabalho”, afirmou.
Fonte: Assessoria