Professor lança livro no formato de literatura de cordel

A vida e extensa obra de um médico pediatra e professor nordestino, radicado em Juiz de Fora, ganharam 168 páginas, com ilustrações do artista gráfico Marcus Pedro, no livro “A literatura de cordel, as histórias e invencionices do professor Ibiapina”. A obra, recheada de memórias exemplares da infância e ensinamentos para os futuros ou jovens médicos, será lançada neste sábado, 15, das 10h às 13h, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), localizado na Rua Benjamin Constant, 790, Centro.

“Esta é uma sentença, a dengue é uma doença, sempre aguda e febril, da cidade e do distrito, transmitida por mosquito, espalhada no Brasil”, ressalta o autor, José Dias Ibiapina, em um de seus versos na publicação. “Esta é a primeira vez que lanço um livro. A intenção vai além de deixar minha história documentada, mas transmitir ensinamentos. Por meio dos textos em literatura de cordel, estudantes de medicina podem memorizar com mais facilidade certos conteúdos”, avalia o professor, que já ministrou aulas de parasitologia nas faculdades de medicina de Barbacena, da Universidade Federal de Juiz de Fora e na Suprema, também na cidade.

Além da medicina em cordel, no formato de prosa e verso, o texto da publicação resgata as memórias e as trajetórias da vida de familiares, como o pai do autor, Antônio Félix Ibiapina, e de figuras populares de Juiz de Fora e de Sobral, no Ceará, município onde nasceu.
O livro estará à venda no dia do lançamento. Posteriormente, poderá ser adquirido pela internet na Livraria da Coopemed (www.coopmed.com.br), por R$40.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.