Semana Municipal do Idoso propõe reflexão sobre invisibilidade social

“Os jovens andam em grupos. Os adultos andam em pares. O idoso, muitas vezes, anda sozinho”. A frase é de Ana Rossignoli, vereadora e Presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos, e reflete os cenários de abandono e desassistência familiar à terceira idade. Para estimular um novo olhar nas relações sociais, a Comissão deu iniciou nessa segunda-feira, 8, a programação da Semana Municipal do Idoso. As atividades seguem até sexta-feira, 12.

“O objetivo do evento é gerar mais integração entre o idoso e a sociedade. Muitas vezes os direitos deles são violados. Recebemos com frequência denúncias de maus tratos praticados por pessoas da própria família. Lamentavelmente, também, são comuns os casos de pessoas que recebem o dinheiro da aposentadoria do idoso, que, além de não usufruir do seu benefício, fica abandonado dentro de casa”, avalia Ana. Ela também ressalta que na data em que é celebrado o Dia Municipal do Idoso, 9 de maio, a celebração acontecerá por meio de culto inter-religioso, no plenário da Câmara, às 15h. Na oportunidade, idosos centenários do município serão homenageados.

A primeira atividade da programação aconteceu nessa segunda-feira, 8, no Pró-idoso, localizado na Rua Espírito Santo. Cerca de 80 idosos, divididos em duas turmas, participaram de uma oficina que trata sobre o ambiente apropriado para pessoas na terceira idade. Já anfiteatro da OAB – Juiz de Fora ocorreu um bate-papo com especialistas da área da saúde e infraestrutura. A proposta foi fornecer orientações prevenir quedas na terceira idade. Especialistas presentes apontaram que esse tipo de acidente é um dos principais responsáveis em números de óbitos nessa faixa etária. Explicaram que um dos motivos para esses incidentes é a má infraestrutura dos ambientes, que não são adequados para pessoas idosas.

PROJETO “CENTRO DIA”

“É preciso mudar essa situação”, diz de forma enfática a vereadora ao se referir à atenção destinada à terceira idade. Nesse sentido ela frisou o projeto, de sua autoria, intitulado “Centro Dia”, um ambiente voltado para a promoção da qualidade de vida por meio de atividades socioassistenciais. “O Executivo abraçou a causa e já sancionou. O prefeito já acertou com a Comissão que o primeiro centro atenderá 50 pessoas de baixa renda”, explica Ana.

Ainda segundo a vereadora, um novo espaço será inaugurado para dar maior continuidade a esse trabalho. A inauguração do espaço está prevista para acontecer em até quatro meses. “O funcionamento ocorrerá, inicialmente, em caráter experimental. A nossa intenção é expandir o serviço na cidade. O idoso, em situação de dependência parcial, entrará às 8h e sairá às 18h, voltando ao convívio familiar”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO

Dia 9 | Terça-feira
Culto Inter-religioso
Local: Plenário da Câmara – 15h
Homenagem aos idosos centenários de JF
Local: Plenário da Câmara – 17h

Dia 10 | Quarta-feira
Forró para os idosos
Local: House JF – Av. Doutor Simeão de Faria, 171 – Bairro Santa Cruz – 14h às 18h

Dia 11 | Quinta-feira
Atividades esportivas para os idosos
Local: Instituto Granbery – 8h às 10h

Dia 12 | Sexta-feira
Baile dos Idosos
Local: Círculo Militar – 14h às 18h




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.