Sabe aquelas cidades do interior, onde tudo é pacato? Você pode dormir com as portas abertas, deixar as crianças brincarem na rua e até mesmo esquecer as chaves dentro do carro. Pois é, assim é Sossego, cidade de interior. Lá, todo mundo conhece todo mundo e é uma tranquilidade de admirar. Mas tem uma rua lá onde essa pasmaceira foi desalojada, é apelidada Rua da Zona.

Vamos começar pelo nome da rua, Professor Juca Alves. Esse senhor foi o responsável pela criança do maior bloco de rua que já foi registrado nas redondezas. Toda quarta-feira de cinzas o bloco desfilava a partir do meio-dia, era denominado Cura Ressaca, pois fazia os foliões continuarem bebendo mesmo depois do carnaval. Por causa do bloco, quarta-feira de cinzas deixou de ser ponto facultativo e virou feriado municipal. Tinha gente que emendava a semana toda. O nome da rua é em homenagem a esse bem feitor que morreu de cirrose numa quinta-feira de cinzas.

A Rua da Zona tem em sua esquina o bar do Maurílio, português de Lisboa que fugiu da guerra e veio para o Brasil, casou-se com uma descendente de índios e agora vende o melhor bolinho de bacalhau com sementes de guaraná do mundo. (Adendo: O único do mundo). Diz que é para consagrar o casamento de Portugal com os Índios. Seu bar abre às 10 horas e não tem hora pra fechar e é onde a boemia se apresenta. É o início do fim do sossego de Sossego.

Colado no Maurílio tem o açougue do Antão. Dizem que é também matadouro, costuma-se ouvir gemidos de animais de madrugas, e também de casais que são prejudicados pela ausência de motéis na cidade. Atrás do açougue tem um galpão enorme onde Antão fez divisórias e também fez um frigorífico. Matadouro elevado ao quadrado. Carne fresca não falta afinal, como diz o proprietário, comer é a melhor coisa que existe.

A Igreja fica bem no meio do quarteirão. Como é a única igreja da cidade, ela é compartilhada entre várias religiões. Domingo de manhã é católica. Domingo a noite é evangélica e de madrugada tem tambores tocando. Não tem imagens, mas o lugar tem fé até demais, dizem que um milagre aconteceu nessa igreja e que até o Papa está ajudando na investigação. Uma beata solteira virgem engravidou em uma sessão de descarrego presidida por um Preto Velho.

A pousada da Dona Nana fica mais para baixo. Lugar de família, para quem está de passagem e quer pernoitar. Barato e com boa comida, mas tem um porém, dona Nana não aceita casais, para não prejudicar os negócios de Antão. Dizem que são amantes e que Dona Nana já foi muito abatida no matadouro.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.