FLA E FLU NÃO SE ENFRENTAM EM FINAL DO CARIOCA DESDE 91

A partir deste domingo, 30, Flamengo e Fluminense vão decidir o Campeonato Carioca. Para os amantes do futebol, essa final vai se repetir depois de 22 anos. Porém, analisando detalhadamente, o tempo é maior do que se imagina. A última vez que os rivais decidiram o Estadual foi em 1991. Mas e o famoso gol de barriga de Renato Gaúcho em 1995? Não foi uma final? Na teoria, não. O inesquecível jogo não foi uma final de fato.

A explicação é simples: o regulamento de 1995 não previa uma decisão. Até existia a tradicional Taça Guanabara, que foi disputada por 16 clubes, divididos em dois grupos de oito times cada. As equipes jogaram entre si em turno e returno apenas dentro dos grupos, sem cruzamento. Os campeões de cada grupo, Flamengo e Botafogo, disputaram o título em partida única, e o Rubro-Negro foi o campeão.

Entretanto, diferente do que acontece atualmente, não houve Taça Rio. A segunda fase da competição foi um octogonal final, com os quatro clubes mais bem colocados de cada grupo na Taça GB. Esta fase final foi disputada em jogos de turno e returno, com os líderes de cada grupo da primeira fase obtendo um ponto de bonificação, e o campeão da Taça Guanabara, o Fla, mais um. Com isso, o Flamengo chegou com três pontos extras, enquanto Bota e Vasco, um.

Então, por que muitos acham que houve uma final com a dupla Fla-Flu? Coincidentemente, a última rodada do octogonal foi entre Fluminense e Flamengo. Na partida decisiva, o Rubro-Negro chegou com 32 pontos e o Tricolor das Laranjeiras com 30. Logo, o Mais Querido tinha a vantagem do empate para ser campeão.

O Fluzão, entretanto, venceu o rival por 3 a 2 e foi campeão. A conquista foi ainda mais saborosa para os tricolores, pois o Flamengo comemorava o ano do seu centenário e tinha um time com várias estrelas, liderado por Romário, que havia sido o melhor jogador do mundo no ano anterior. Na ocasião o Tricolor das Laranjeiras era o maior vencedor do Campeonato Carioca e chegou a sua 28ª conquista.

Com isso, a última final, de fato, entre Flamengo e Fluminense, foi no Campeonato Carioca de 1991. Na ocasião o Rubro-Negro levou a melhor após empate por 1 a 1 no jogo de ida, e vitória por 4 a 2 na partida de volta. Apesar de tudo que está escrito na história, a torcida tricolor não esquece a noite de 25 de junho de 1995, quando a barriga de Renato Gaúcho deu mais um título ao Tricolor das Laranjeiras em cima do rival.

O primeiro jogo da final entre Flamengo e Fluminense será neste domingo, 30, às 16h. Antes, na quarta-feira, o Rubro-Negro encara o Atlético (PR) pela quarta rodada do Grupo 4 da Libertadores, às 21h45, na Arena da Baixada, enquanto o Tricolor das Laranjeira enfrenta o Brasil de Pelotas (RS), pela rodada decisiva do Grupo A da Primeira Liga, às 19h30, no Estádio Los Larios.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.