PJF entrega tanques de armazenamento e resfriamento de leite para Produtores Rurais

A Secretaria Agropecuária e Abastecimento (SAA) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) entregou na tarde dessa segunda-feira, 10, dois tanques de armazenamento e resfriamento de leite para as Associações de Produtores Rurais de Pires e Torreões. Os dois equipamentos custaram em torno de R$36 mil e foram adquiridos pela administração municipal, através de um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A Associação de Pires recebeu um tanque com capacidade para armazenar dois mil litros de leite, e a de Torreões, um com capacidade de quatro mil litros.

Estiveram presentes no encontro, autoridades, representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), das comunidades rurais e moradores.

O secretário de Agropecuária e Abastecimento, Carlos Alberto Ramos de Faria, comentou sobre os benefícios dessa ação para o produtor rural. “Essa atividade ajuda o pequeno produtor que não tem condições de comprar o equipamento. O armazenamento do leite no recipiente garante melhor qualidade do produto, mantém a temperatura ideal, e, em consequência, aumenta o preço final”, destacou.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Produtores de Leite do distrito de Torreões, além da melhoria na qualidade do produto e no aumento da capacidade de armazenar o leite, essa iniciativa permite manter a geração de emprego e o empregado no campo. “É importante enfatizar que a ação gera ainda mais empregos no campo e possibilita manter o trabalhador que não tem tanta qualificação profissional para ir aos grandes centros, fique no campo e tenha seu emprego”, ressaltou.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Pires as atividades viabilizam a integração do pequeno produtor no mercado, garantindo fonte de renda e recurso. “Os produtores rurais das associações de Pires, Torreões, Pirapetinga e Penido se juntam uma vez por mês e negociam o preço final da produção com o comprador. Isso proporciona que o pequeno produtor se iguale com o grande produtor e todo mundo sai ganhando no lucro final”, finalizou.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.