A Semana Santa é uma tradição religiosa católica, chamada de “Semana Maior”, pois nela, celebra-se a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. È também considerado o tempo de reflexão e conversão dos fiéis católicos, segundo o padre da paróquia de Santa Rita, Antônio Camilo de Paiva.
De acordo com o sacerdote, o objetivo da Semana Santa é fazer com que o fiel conheça a historia de Jesus Cristo e a bíblia. “A essência do cristianismo está nessa semana. Ao participar, o fiel não é o espectador, ele vive o momento, e ao viver, ele terá como conhecer a Jesus Cristo e a bíblia. Afinal, ninguém ama aquilo que não conhece”, comentou.
Para os fiéis, o espírito é recordado nas tradicionais celebrações que ocorrem durante toda a semana, mas também através de encenações promovidas por paróquias e comunidades. O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, acompanhado da Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, além da Quarta-Feira Santa.
Na Quinta-Feira Snata, durante a manhã, os sacerdotes renovam os votos que fizeram no dia de suas ordenações e na parte da tarde, acontece à tradicional “Celebração do Lava Pés”. “Esse é um gesto de humildade feito por Jesus. Quem quiser ser como ele, deverá agir como ele, lavando os pés dos outros. Lavar os pés significa purificar, estar preparado para receber Jesus”, explicou o padre. “O penitente não deve ter medo do padre, pois não estamos ali para julgar. O objetivo é purificar os pecados através de confissões”, completou. Ainda, durante a quinta-feira, os sacerdotes celebram uma missa com benção dos óleos Catecúmenos e dos Enfermos e a confecção e consagração do óleo do santo Crisma. “São óleos usados durante o ano todo pela paróquia nas celebrações litúrgicas”, acrescentou.
Já na Sexta-Feira Santa é lembrada a morte de Jesus Cristo, sendo celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e o momento da Adoração da Cruz. O sábado é o dia da espera. Os cristãos, junto ao sepulcro de Jesus, aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal. Finalmente, o Domingo de Páscoa é considerado o dia mais importante da fé cristã. Nele celebra-se a Ressurreição de Jesus Cristo.
Confira a programação de algumas paróquias da cidade:
PARÓQUIA SÃO MATEUS – SÃO MATEUS
A Equipe de Teatro da Paróquia São Mateus, o Grupo SacrArte, está preparando a peça “Addolorata” para ser apresentada neste sábado, dia 8 de abril. O evento encerrará a Semana das Dores na paróquia e dará início às atividades oficiais da Semana Santa.
Como já é costume, o grupo trará uma abordagem diferente sobre a Paixão de Cristo e contará a história pelos olhos de Nossa Senhora das Dores, por ocasião do Ano Mariano celebrado em 2017. Outro aspecto importante a ser trabalhado na nona peça do grupo será a participação feminina da época.
A peça será apresentada às 19h, no interior da Igreja São Mateus. A entrada é franca e livre para todos os públicos.
PARÓQUIA SANTA LUZIA – SANTA LUZIA
A encenação da Paixão de Cristo pelo Grupo Semana Santa, da Paróquia Santa Luzia, do bairro homônimo, está marcada para a Sexta-feira Santa, dia 14 de abril, a partir das 19h30, na Matriz. Assim como em 2016, a proposta da apresentação será conduzida sob o ponto de vista da conversão de Paulo, com algumas correções e modificações.
Mais de 60 pessoas estão envolvidas na realização do teatro, entre 35 atores e produção. A expectativa é que, como nos anos anteriores, a encenação da Paixão de Cristo atraia cerca de mil expectadores na paróquia.
PARÓQUIA SÃO PEDRO E PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – CIDADE ALTA
Promovido pelas paróquias São Pedro e Nossa Senhora de Fátima, o musical “Paixão de Cristo – Maria, presença viva!” está marcado para a Sexta-feira Santa, 14, às 19h, na Estação São Pedro. A apresentação será conduzida por integrantes do Grupo Jovem JUDAC e terá entrada gratuita.
Após o musical, haverá procissão com a imagem do Senhor Morto para a Matriz São Pedro.