A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informa que os dois primatas encontrados no Bairro Jardim da Serra nessa quinta, 16, e um encontrado no bairro Monte Castelo nesta sexta, 17, foram recolhidos pelo setor de zoonoses da Secretaria e seus materiais serão enviados à Secretaria de Estado de Saúde para investigação da causa da morte. Por precaução, a Prefeitura já fez bloqueio nas áreas onde os animais foram encontrados, com aplicação de inseticida. No entanto, é importante ressaltar que não há que se ligar as mortes à febre amarela. A causa da morte dos animais só pode ser apontada pelo exame.
A secretaria ressalta, ainda, que em casos de animais encontrados mortos, a população deve ligar para a Polícia Florestal no telefone 3228-9050. Nosso departamento de Zoonoses fica responsável pelo preparo dos animais ou retirada de material para envio para Belo Horizonte.
HORÁRIOS DE VACINAÇÃO
A SS reforça que o esquema de vacinação contra a Febre Amarela continua acontecendo normalmente nos postos, de segunda a sexta-feira, não havendo programação especial neste sábado, 18, nem para os próximos.
As vacinas podem ser encontradas em todas as 63 Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), das 8h às 10h45 e das 13h às 16h45, exceto às quintas-feiras, em que o atendimento acontece até às 14h45; no térreo do Pam Marechal, de 8h às 17h (sem interrupção para almoço); e nos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA) e de Saúde do Idoso (DSTI), das 8h às 11h e de 13h às 15h40h.
No último sábado, 11, a secretaria realizou a maior campanha de imunização já feita pela PJF em um único dia. O “Dia Especial de Vacinação” conseguiu superar em mais de 75% a meta pré-estabelecida pela secretaria. Mais de 35 mil pessoas receberam a dose da vacina contra a febre amarela, durante as cinco horas de atendimento nos 66 postos de vacinação.
Fonte: Assessoria/Secretaria de Saúde