Um diálogo entre extremos

Antropofágico, obsessivo e amoroso em frente a uma câmera. Em um “vídeo performance”, de aproximadamente cinco minutos, o artista visual Matheus de Simone beija seu próprio rosto esculpido com balas de iogurte de morango. Ele morde e mastiga os pedaços até que não seja mais possível identificar as feições. “Trato da obsessão estabelecida nas relações amorosas ou afetivas e o ato de colocar-se frente ao outro esperando algo de si mesmo”, reflete o jovem artista de 22 anos. A obra, intitulada “Valentim”, é apenas uma pequena parte da exposição Eucarístico, que estreia nesta sexta-feira, 17, às 16h, na Galeria Guaçuí do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes.

“Eucarístico” trás à tona outras séries. Em “Fôlego II” bananas são inseridas dentro de preservativos e suspensas em uma instalação por fios de nylon. “São dois materiais que respiram. A banana vai apodrecendo e liberando gases. Ao longo da exposição, esse preservativo vai dilatando, e o líquido escorre”, explica Matheus, ressaltando que a fruta assume conotação sexual para tratar de forma lúdica da interpretação da palavra sexualidade e como ela é exercida. “Diante de qualquer coisa que nos coloque numa situação de prisão devemos tomar fôlego e respirar de alguma forma”.

Completando as séries estão: “Cosme e Damião”, “Confissões Entre Dentes”, “Opera I”, Baile de Gala” e “Mea Culpa”. “Eucarístico” é a síntese e o nome de um trabalho feito para expressar dualidades, faz referência à cerimônia de comunhão da Igreja Católica, porém, sem a proposta de realizar “críticas negativas ferrenhas”, expressão enfatizada por Matheus. De modo geral, o sagrado e o profano são expostos sem demérito ou exaltação de um em detrimento de outro. Nesse sentido, a religiosidade do artista se mistura com outros extremos, uma metáfora para falar de prazer, inocência e espontaneidade pertencentes à infância.

Eucarístico ficará em cartaz no IAD de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 14 de abril, com entrada gratuita.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.