Angola libera produção de petróleo na África

A Angola continua na liderança dos países produtores de petróleo na África, apesar de apresentar uma queda de produção em fevereiro equivalente a 18,2 mil barris diários. Os dados são da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep). As informações são da Agência Lusa.

De acordo com o último relatório mensal da Opep, a ex-colônia portuguesa atingiu em fevereiro uma produção diária média de 1,641 milhões de barris de petróleo crude, face aos 1,659 milhões de barris do mês anterior.

Nigéria na vice

A Nigéria, principal concorrente de Angola pela liderança da produção petrolífera no continente africano, viu a sua produção aumentar pelo segundo mês, agora em mais 58 mil barris por dia, chegando 1,608 milhões de barris diários, ainda atrás, portanto, do registro angolano.

A produção na Nigéria tem sido condicionada por ataques terroristas, grupos armados e instabilidade política interna, sobretudo no primeiro semestre de 2016. E o acordo alcançado entre os países produtores de petróleo para reduzir a produção e fazer aumentar os preços, obrigou Angola a cortar 78 mil barris de crude por dia desde janeiro, estabelecendo um limite de 1,673 milhões de barris diários.

O relatório da Opep informa ainda que em termos de “comunicações diretas” à organização, Angola terá produzido 1,649 milhões de barris de petróleo por dia (um aumento de 34 mil barris diários de janeiro para fevereiro), enquanto a Nigéria terá chegado aos 1,526 milhões de barris diários (menos 6,8 mil barris por dia).

Abastecendo a China

O documento acrescenta igualmente dados sobre as compras de petróleo pela China no mês de janeiro, com Angola (15% do total) sendo um dos principais fornecedores ao governo de Pequim, juntamente com a Arábia Saudita (15%) e a Rússia (14%).

Apesar da boa produção, Angola enfrenta desde final de 2014 uma profunda crise econômica, financeira e cambial decorrente da forte quebra nas receitas petrolíferas. Em menos de dois anos o país viu o barril exportado passar de mais de 100 dólares para 36 dólares por barril, segundo dados do Ministério das Finanças angolano.

Fonte: Agência Brasil




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.