Militares do Corpo de Bombeiros realizam durante esta semana um treinamento para padronização de atendimentos de ocorrência no período de chuvas. De acordo a tenente Priscila Adonay, assessora de comunicação da corporação, as ocorrências de desabamento e desmoronamento são o foco do treinamento, devido o aumento destes casos durante os dias chuvosos. “É um trabalho contínuo. Esse treinamento é realizado agora porque essas ocorrências são comuns no final de ano”, afirmou a tenente.
A intenção do treinamento é que a corporação seja mais efetiva durante o atendimento destes casos. “Nas ocorrências de desabamentos, por conta das questões estruturais, a gente utiliza ações básicas da Defesa Civil. E por ser um treinamento de padronização, conciliamos essas ações com as nossas, para ter mais eficiência e agilidade durante a ocorrência”, explicou.
A tenente ressaltou que é essencial que a população colabore com a ação dos militares, se atentando para possíveis problemas. “As pessoas precisam se conscientizar e observar dentro de casa o que pode ser um risco. Por exemplo, aquela fissura que você não se importa, pode aumentar, a parede romper e a casa desmoronar. Isso poderia ser evitado no início”, disse. A militar também aconselhou a observação de infiltrações e da situação da vegetação ao redor da residência.