Agentes de saúde estão imunizando, de casa em casa, as populações dos municípios mineiros com casos suspeitos de febre amarela. Segundo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a vacinação é iniciada primeiramente no domicílio dos casos suspeitos, em seguida nos vizinhos, e assim vai se expandindo até atingir todo o município. Esse tipo de medida é usado em casos de surto da doença.
Essa ação será adotada em todos os municípios que registraram casos suspeitos: Ladainha, Malacacheta, Frei Gaspar, Caratinga, Piedade de Caratinga, Imbé de Minas, Entre Folhas, Ubaporanga, Ipanema e Inhapim. Cidades vizinhas também podem entrar na lista.
O público-alvo da vacina é toda a população acima de seis meses de idade. Para além da ação domiciliar, a orientação é que todos que moram no estado procurem os postos de saúde para receber a vacina.
Normalmente, o imunizante contra a febre amarela é administrado em duas doses: uma aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos, ou, para indivíduos de 2 a 59 anos, com intervalo de dez anos entre uma dose e outra. Porém, o Ministério da Saúde e o estado de Minas estão adotando medidas de situações de surto, ou seja, toda a população do estado que nunca foi imunizada e que tenha mais de seis meses de idade receberá duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre elas.
Fonte: Agência Brasil