Agosto Lilás começa com reunião da Revid na Casa da Mulher

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a campanha Agosto Lilás teve início em Juiz de Fora nesta terça-feira, 5, com uma reunião da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica (Revid) na Casa da Mulher (Av. Garibaldi Campinhos, 169). O encontro reuniu representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria Especial das Mulheres e da Secretaria de Assistência Social, além de autoridades da Polícia Militar, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), da Defensoria Pública e do Ministério Público.

O objetivo do encontro foi fortalecer e articular as políticas públicas voltadas à proteção e acolhimento de mulheres em situação de violência, promovendo ações integradas e efetivas. A reunião marca o início das ações da campanha no município, que contará com atividades ao longo do mês para conscientizar e ampliar o enfrentamento à violência de gênero.

Durante o encontro, a juíza titular da Vara de Violência Doméstica, Maria Cristina Trúlio, destacou a relevância da iniciativa. “Registramos a reunião da rede de enfrentamento à violência doméstica aqui na Casa da Mulher como parte das atividades do Agosto Lilás, que é um momento importante para fomentar o debate. Em breve, divulgaremos as demais ações que compõem o calendário, para que possamos discutir essa temática tão urgente e buscar avanços significativos”.

A delegada da Deam, Adriana Ferreira Pereira, também ressaltou o impacto da articulação entre os órgãos. “Como delegada, percebo a importância dessa rede e do papel de cada setor presente. As reuniões contribuem para despertar as vítimas e reforçar a importância da denúncia em qualquer caso de violência”.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da PJF, Ana Carolina Sales, destacou o caráter intersetorial da campanha. “Trabalhar a violência doméstica e de gênero de forma integrada é essencial para o fortalecimento das políticas públicas destinadas a meninas e mulheres. Essa rede que atua da prevenção primária à atuação na ponta é fundamental para garantir ações concretas e eficazes”.

Já a coordenadora da Casa da Mulher, Jessieli Lomar, reforçou a importância da atuação conjunta. “Quando o enfrentamento à violência de gênero envolve múltiplos setores e instituições, temos um olhar mais abrangente sobre as demandas das mulheres. Isso possibilita a troca de experiências e a construção de soluções mais efetivas”.

A campanha Agosto Lilás reforça o compromisso da Prefeitura de Juiz de Fora com a promoção de uma sociedade mais segura e justa para todas as mulheres, fortalecendo a rede de proteção e enfrentamento à violência.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.