PJF recebe visita de representantes da Embaixada da França no Brasil

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Juiz de Fora recebeu nesta quarta-feira (2) a visita de dois representantes da Embaixada da França no Brasil: Vincent Nédélec, adido de Cooperação e de Ação Cultural para o Estado de Minas Gerais, e Nicolas Piccato, adido audiovisual, que atua no consulado do Rio de Janeiro. A visita incluiu passagens pela sede da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), pelo Parque Científico e Tecnológico (Partec), pelo Mercado Municipal e pelo Cine-Theatro Central e teve como foco o fortalecimento das relações culturais e institucionais entre o município e o governo francês.

A visita começou com reunião na sede da Funalfa, da qual participaram: o diretor-geral da Fundação, Rogério Freitas; o assessor especial para o desenvolvimento do Polo Audiovisual de Juiz de Fora, Cesar Piva; o secretário de Turismo, Eduardo Crochet; e o secretário do Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado, além de outros representantes de cada pasta.

Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de firmar um acordo de cooperação entre Juiz de Fora e a Embaixada da França, com foco em projetos culturais, audiovisuais, ambientais e de inovação. A visita ocorre no contexto do Ano Cultural Brasil-França 2025, iniciativa acordada em 2023 pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron, que retoma os exitosos intercâmbios culturais de 2005 (Ano do Brasil na França) e 2009 (Ano da França no Brasil). O objetivo é fortalecer os laços entre os dois países, promovendo a diversidade cultural e o desenvolvimento conjunto em diversas frentes.

“A vantagem de Juiz de Fora é estar num circuito interessante entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Aqui também existe uma rede industrial importante. A ideia da nossa cooperação é de fato estreitar relações e construir possibilidades de coprodução”, destacou Vincent Nédélec.

Os representantes franceses ressaltaram ainda as semelhanças topográficas, industriais, ambientais e culturais entre Juiz de Fora e a cidade francesa de Grenoble, sugerindo a pertinência de uma missão técnica da Prefeitura de Juiz de Fora à França em 2026, como forma de aprofundar o intercâmbio institucional.

A visita reforça o papel estratégico de Juiz de Fora como cidade com potencial para integrar a agenda de cooperação internacional e contribuir com iniciativas transformadoras no âmbito do Ano Brasil-França 2025




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.