Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), nesta quinta-feira, 3, o Secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), de Juiz de Fora, Tadeu David, esteve com o Secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Mário Luiz Sarrubbo, em seu gabinete em Brasília. O encontro reafirmou os laços institucionais estabelecidos com o governo federal, fortalecendo o alinhamento de propósitos das políticas públicas de segurança nacional e municipal, sob a perspectiva de que novos projetos possam se concretizar entre o Ministério, a Senasp e a Sesuc. Participou também da reunião o coordenador geral de Políticas Públicas de Prevenção à Violência e Criminalidade do MJSP, Leandro Argogast Cunha.
Segundo o secretário municipal, o diálogo convergiu para o entendimento de que se deve avançar para a ampliação da parceria com foco na cultura de paz e na segurança cidadã. Os gestores conversaram sobre os projetos desenvolvidos pela Sesuc, reconhecidos pelo MJSP por sua relevância junto a territórios vulneráveis. A exemplo do Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz, que atua em parceria com a Secretaria de Educação e foi classificado como a terceira melhor iniciativa do país em prevenção à violência. A experiência local está, inclusive, servindo de modelo para Ministério, na formulação do Curso Nacional de Multiplicador em Polícia Comunitária Aplicada.
Em razão dos trabalhos desenvolvidos sob a lógica da segurança cidadã, Juiz de Fora foi uma das 30 cidades brasileiras contempladas com uma unidade do Centro de Convivência pela Vida (CONVIVE). O equipamento público de segurança será instalado no Parque das Águas, exatamente onde a Guarda e a Sesuc tiveram êxito em colocar em prática o piloto do projeto “Nossa Escola”, demonstrando a efetividade do trabalho cidadão na solução de conflitos e mudança de percepções e realidades.
A articulação com o governo federal tem conferido ao município posição de destaque na condução da segurança. Atualmente, uma guarda municipal se encontra trabalhando em Brasília, em colaboração com a Senasp, a convite do próprio órgão que teve interesse em estabelecer trocas mais profundas com a experiência de trabalho desenvolvida em Juiz de Fora por uma segurança pacífica e de proximidade.
Outro exemplo da relação profícua entre as estruturas de segurança municipal e nacional é a implantação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp-CAD), plataforma digital para gestão de atendimento e despacho de ocorrências em segurança pública disponibilizada gratuitamente pelo MJSP. A experiência adquirida no processo de adoção e no uso da ferramenta digital credenciou a Guarda Municipal de Juiz de Fora a ser multiplicadora habilitada para implantação da tecnologia e treinamento em outras Guardas. Ao todos 11 municípios nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro aderiram ao Sinesp-CAD por intermédio da Guarda Municipal.