O Governo de Minas encerra 2025 com um conjunto de entregas e marcos que reforçam a modernização da logística estadual, ampliam a mobilidade urbana e aumentam a oferta de serviços públicos.
Ao longo do ano, projetos aguardados há décadas transformaram a infraestrutura e a rotina de deslocamento de milhares de mineiros.
Os dados foram apresentados nesta sexta-feira durante o InfraMinas 2025, evento realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) na Cidade Administrativa, reunindo órgãos do setor do Estado.
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“A integração do sistema, com o DER-MG, a Artemig e as agências de desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Vale do Aço são fundamentais para que nosso estado continue avançando. Estamos conseguindo tirar do papel obras tão aguardadas e esperadas, como a expansão do metrô”, ressaltou o governador Romeu Zema. |
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O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destaca o momento vivido por Minas.
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“Estamos celebrando entregas relevantes para a população, como a maior transformação das estradas do estado nas últimas décadas, a renovação da frota do metropolitano, o novo ciclo virtuoso para o metrô, a criação da Artemig e a entrega dos hospitais regionais, promessas que estão se tornando realidade”, afirmou Pedro Bruno. |
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Transporte sobre trilhos
O ano de 2025 entra para a história como o período de materialização da nova fase do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O sistema registrou avanços simultâneos em modernização e expansão. Na Linha 1, as obras de revitalização contemplaram 10 das 19 estações, abrangendo melhorias em estrutura, iluminação, acessibilidade e bilheterias. A extensão de 1,7 km até a futura Estação Novo Eldorado tem entrega prevista para o início de 2026.
Já a Linha 2, uma demanda histórica da capital, segue avançando, com as estruturas das futuras estações Amazonas e Nova Suiça ganhando forma. Com 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações, o trecho vai transformar a mobilidade urbana, principalmente na região do Barreiro.
Ainda neste ano, o Governo de Minas anunciou a compra de 24 novos trens que vão circular no metrô da RMBH. A primeira composição já saiu da China rumo ao Brasil e a expectativa é que o veículo comece a operar no primeiro semestre de 2026.
Mobilidade metropolitana
A renovação da frota da RMBH foi outro destaque do ano. Cerca de 850 novos ônibus passaram a operar nas linhas metropolitanas em 2025, resultado do programa que prevê a aquisição de 600 veículos pelo Governo de Minas e 250 pelas concessionárias. O investimento estatal supera R$ 382 milhões.
Com a entrada desses veículos, a idade média da frota caiu de 11 para seis anos, ampliando conforto, regularidade e segurança para quem utiliza o sistema diariamente.
Recuperação rodoviária
A infraestrutura rodoviária recebeu atenção prioritária. Em 2025, o Governo de Minas, por meio do DER-MG, aplicou cerca de R$ 800 milhões em manutenção, revitalização e conservação de estradas. Entre os destaques deste ano estão o trecho entre as cidades de Corinto e Pirapora e a construção das pontes sobre o São Francisco.
O Caminhos pra Avançar, maior programa de investimento em infraestrutura rodoviária do Governo de Minas, já soma mais de 5,5 mil quilômetros recuperados em todo o estado, garantindo mais segurança, qualidade e maior trafegabilidade aos usuários.
Referência nacional em Concessões e PPPs
Em 2025, Minas Gerais reforçou seu protagonismo na modelagem de concessões. O Estado conta, atualmente, com 23 contratos vigentes. O destaque foi o leilão do lote Via Liberdade (Ouro Preto – Mariana), realizado em setembro, que prevê cerca de R$ 5 bilhões em duplicações, melhorias e contornos ao longo de 190 quilômetros.
Minas também avançou na infraestrutura social com o leilão da PPP do Sistema Socioeducativo, garantindo mais de R$ 100 milhões para construção e operação de duas unidades em Betim e Santana do Paraíso.
Outros projetos tiveram importantes evoluções, com estudos e consultas públicas abertas: PPPs dos Terminais, Manutenção de Infraestrutura Escolar, Transporte Aquaviário do Lago de Furnas (Balsas), a construção da ponte entre os municípios de Cássia–Delfinópolis e o lote rodoviário Noroeste.
Infraestrutura
O Estado avançou em obras voltadas ao fortalecimento da estrutura pública. Na área da segurança, foram retomadas e concluídas intervenções nas Cadeias Públicas Masculinas de Ubá, Itaúna e Frutal. No sistema socioeducativo, chegaram ao fim as reformas das unidades Dom Bosco e São Benedito, em Belo Horizonte, e da unidade de Sete Lagoas.
Na educação, seguem em ritmo acelerado as obras de restauração do Instituto de Educação de Minas Gerais (Iemg), além de 27 intervenções em escolas distribuídas por diversas regiões do estado, somando aproximadamente R$ 198 milhões em investimentos.
Na saúde, tiveram início as obras da nova Escola de Saúde Pública, enquanto os Hospitais Regionais registraram avanços importantes, com a evolução das obras em Governador Valadares e Sete Lagoas, retomada em Conselheiro Lafaiete e entrega das unidades de Teófilo Otoni e Divinópolis, ainda este ano.
Fonte: Agência Minas

