Prefeitura recebe reconhecimento internacional pela construção do “Protocolo de Gênero do Mercocidades”

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF, por meio da Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Secretaria Especial das Mulheres, recebeu nesta sexta-feira, 5, durante o encerramento da 30ª Cúpula do Mercocidades, realizada em Niterói, o reconhecimento pela liderança e pela contribuição na construção do Protocolo Internacional de Gênero, documento que servirá de referência para os governos locais da América Latina na formulação e no fortalecimento de políticas públicas para mulheres.

A Cúpula, iniciada em 2 de dezembro com a presença da prefeita Margarida Salomão, reuniu autoridades, pesquisadoras, representantes da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, da ONU Mulheres e gestoras e gestores municipais de diversos países para debater desafios comuns e propor soluções integradas no contexto regional. Durante o encontro, foram discutidos temas essenciais para o desenvolvimento e a proteção das populações latino-americanas, como segurança pública, resiliência e crise climática, todos diretamente conectados à pauta de gênero, considerando que emergências sociais e ambientais impactam as mulheres de maneira específica.

“Este reconhecimento simboliza não apenas o trabalho técnico, mas sobretudo a força coletiva das mulheres, que constroem políticas públicas com olhar sensível, comprometido e transformador. Fazer parte da elaboração de um protocolo internacional de gênero é assumir a responsabilidade de contribuir para que cidades de toda a América Latina avancem juntas. Juiz de Fora reafirma seu compromisso com a equidade, a inclusão e o protagonismo das mulheres em todas as esferas”, destaca a coordenadora de Políticas para Mulheres da Secretaria Especial das Mulheres, Ana Carolina Sales.

A construção do Protocolo de Gênero vem sendo desenvolvida pela Unidade Temática de Gênero do Mercocidades desde o ano passado, quando Juiz de Fora também foi reconhecida como referência regional em boas práticas de políticas públicas para mulheres. Desde então, o município tem fortalecido a troca de experiências e o diálogo com outras cidades latino-americanas.

Em 2025, teve início o processo formal de elaboração do documento, reunindo lideranças e gestoras e gestores de governos locais de diversos países. Participaram representantes de cidades brasileiras e de nações como Argentina, Bolívia e Chile, em um espaço de escuta e colaboração que permitiu discutir diferentes vivências e realidades territoriais que atravessam a experiência das mulheres.

O documento final, que será disponibilizado para toda a rede Mercocidades, servirá como referência para que os governos locais desenvolvam, ampliem e institucionalizem políticas públicas de gênero, garantindo diretrizes comuns, troca contínua de aprendizados e o fortalecimento da agenda de equidade na região.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.