Projeto “Caminhando pela História” fará visita guiada ao Museu Mariano Procópio

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Museu Mariano Procópio (Mapro), um dos principais pontos turísticos e culturais da cidade, será o quarto destino do projeto “Caminhando pela História”, em comemoração aos 174 anos de Juiz de Fora. A atividade, organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), vai ocorrer nesta sexta-feira, 17, às 14h, com ponto de encontro em frente à galeria “Maria Amália”. O Mapro abriga mais de 50 mil peças, sendo considerado o segundo maior acervo do período imperial do Brasil, e preserva obras de artistas renomados como Pedro Américo, Antônio Parreiras e o francês Jean Honoré Fragonard.

Os 20 ingressos gratuitos estão disponíveis na plataforma Sympla, com mediação feita por historiadores do Museu. Durante o passeio, será apresentada uma breve história do Brasil, abordando os eventos que levaram ao fim do Segundo Império e ao início da República, na exposição “Rememorar o Brasil: a independência e a construção do Estado-Nação”.

 

Além disso, será possível conhecer um das peças mais emblemáticas do acervo do Museu, “Tiradentes Supliciado” ou “Tiradentes Esquartejado”, como é popularmente conhecida, foi produzida em 1893 pelo artista brasileiro Pedro Américo de Figueiredo e Melo, um ano após o centenário da execução de Tiradentes.
Alfredo Ferreira Lage, fundador do museu, dedicou sua vida à formação de um dos mais significativos acervos artísticos, históricos e de ciências naturais do Brasil. Devido à sua importância, as peças do museu foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1939, e o parque e as edificações em 1983. Em setembro de 2015, o órgão também tombou o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico.
O público em geral também pode fazer visitas espontâneas de terça a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 16h. O parque funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, com última entrada às 16h30. Os acessos são pela Rua Dom Pedro II, 350, e pela Rua Mariano Procópio, 1.100.
Na segunda-feira, 20, o passeio será no Colégio Santa Catarina, com ingressos disponíveis gratuitamente sete dias antes de cada evento. Os passeios do projeto “Caminhando pela História” são coordenados e realizados pela Secretaria de Turismo (Setur), com o apoio da Secretaria de Governo, Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e da cervejaria Hofbauer.

 

Confira a programação completa: 
Museu Mariano Procópio
Sexta-feira, dia 17
Início: 14h
20 ingressos
Colégio Santa Catarina
Segunda-feira, dia 20
Início: 15h
20 ingressos

 

Para mais informações sobre as ações da Setur acesse @secretariadeturismojuizdefora e o site




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.