Coleta Seletiva na Praça acontece nesta quinta-feira, 11

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF),  nesta quinta-feira, 11, a Praça da Estação receberá mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça”, das 9h às 17h. Podem ser descartados materiais recicláveis como metal, vidro, plástico, papel, eletrônicos e óleo de cozinha usado. Na última semana, a campanha recolheu cerca de 98 quilos de recicláveis.

A “Coleta Seletiva Na Praça” é um projeto da Prefeitura de Juiz de Fora em parceria com as associações de catadores de materiais recicláveis do município: Associação Municipal dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf); Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares); Associação Lixo Certo (Alicer); Associação de Catadores Deus é Maior (ADEM) e Associação de Catadores União Da Vitória. A ação, que tem o propósito de gerar renda para as associações, além de preservar o meio ambiente, acontece toda quinta-feira, na Praça da Estação.
Coleta seletiva
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) disponibiliza o serviço de coleta seletiva para 90% dos domicílios da cidade de Juiz de Fora, além de promover campanhas para incentivar a população a realizar a coleta seletiva. Juiz de Fora é líder no ranking mineiro e 10º lugar no nacional entre cidades que oferecem coleta seletiva para 90% da população.
Os resíduos secos originários da coleta são encaminhados para as associações de catadores de materiais recicláveis conveniadas com o Departamento. Desse modo, a ação contribui na geração de renda de agentes ambientais e suas famílias e, também, movimenta a economia do município.
Observe abaixo exemplos de materiais descartados na campanha: 
– Papel: folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina, embalagem Tetra Pak (caixinha de leite).
– Plástico: isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas pet, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes, material em PVC.
– Vidro: copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro.
– Metal: latinhas de alumínio, latas de aço (de óleo, de molho de tomate, de sardinha…), ferragens, esquadrias, arames.
– Eletrônico: cabos, pilhas, lâmpada de led, televisores, carregadores, baterias, aparelhos celulares, CDs.
– Óleo de cozinha: será disponibilizado um espaço para o descarte do óleo usado.
Atenção na hora de fazer o descarte:
– É recomendável limpar embalagens de plástico e isopor que estejam com restos de comida, como marmitex e caixas de leite.
– A melhor opção para descarte do óleo de cozinha é na garrafa PET bem fechada, para evitar vazamentos.
– Se o vidro estiver inteiro, não precisa embalá-lo para descarte. Se estiver quebrado, leve-o dentro de uma garrafa PET ou caixa de papelão.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.