Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), marcando o Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) segue com uma programação especial repleta de atividades. Voltada aos produtores, foi realizada, nesta sexta-feira, 22, no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), diversas palestras e roda de conversa sobre a importância e qualidade da água na produção de leite, queijos e derivados.
A secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Aline Junqueira, participou da abertura do evento e destacou: “É disso que a gente tem orgulho, cumprir a missão que a prefeita Margarida Salomão lançou para a gente, que é trabalhar com o meio ambiente e retomar o diálogo com o produtor rural. Um trabalho que a gente constrói com a Seapa, com a Universidade e em conjunto com tantas pautas. Foi o momento em que a prefeita acreditou e nós começamos um trabalho real, que vem se concretizando em políticas ambientais, que nos dão motivo para celebrar hoje o Dia da Água com tanta alegria.”
De acordo com o palestrante Humberto Moreira, da Pró-Reitoria de Extensão da UFJF, “um dos objetivos do evento é transmitir conhecimento aos produtores rurais sobre a temática água e a sua influência na qualidade de leite e derivados, divulgando estudos realizados pelos professores da UFJF nessa linha de pesquisa e também estudos e ações dos parceiros convidados e integrantes dessa ação. Além disso, o evento visa integrar uma equipe para atuar em projetos futuros relacionados ao tema, bem como, sensibilizar os produtores rurais a se integrarem nas ações associadas à água na propriedade rural”.
O evento contou com a participação de produtores. Luiza Cunha, produtora de queijos, destacou que “foi uma experiência enriquecedora. É fundamental garantirmos água de qualidade para a segurança dos produtos lácteos, o que afeta, também, no sabor e textura do alimento. Precisamos de mais eventos desse tipo em que as instituições presentes da nossa cidade se encontrem com a realidade dos produtores”.
As palestras também tiveram como foco a Cloração da água e monitoramento de cloro. Além disso, para encerrar foi realizada uma roda de conversa sobre os desafios da potabilização de água nas propriedades.
As atividades foram realizadas em parceria com as Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Pró-Reitoria de Extensão da UFJF, Embrapa Gado de Leite, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Sindicato Rural, Serviço de Aprendizagem Rural (Senar-MG), Jardim Botânico e Arranjo produtivo local Queijo Minas Caminho Novo.
Semana da Água
Até este domingo, dia 24 de março, a população poderá desfrutar de uma extensa programação de ações gratuitas visando à conscientização sobre a água, esse bem natural que garante a preservação da vida.
As ações são coordenadas pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), e contam com a atuação conjunta de outras secretarias municipais, além de parceiros de outras organizações públicas e também de empresas privadas.
Confira a programação de sábado e domingo:
23/03 – sábado – 9h às 13h
Nós no Bairro – Praça de Benfica
Atividades lúdicas com pinturas
Shows locais
Experiência sensorial sobre a preservação dos recursos hídricos
Distribuição de mudas de plantas aromáticas
24/03 – domingo – 8h às 13h
Domingo no Parque – Parque da Lajinha
– Presença da prefeita Margarida Salomão – Anúncios do Meio Ambiente:
Selo Tree Cities da ONU
Conclusão das obras do vertedouro
Novo horário de funcionamento do Parque e o Programa Caminhada Orientada
– Apresentação das obras do Edital Arte no Parque
– Plantio do Bosque do Futuro com a participação dos visitantes
– Feira das Mulheres Empreendedoras
– Estandes expositivos dos seguintes parceiros: Sesmaur, Seapa, SS (equipe de Educação em Saúde), SG (Defesa Civil), Cesama, Empav, Demlurb, Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Arcelor Mittal, Paraibuna Embalagens, Hiperroll Embalagens, ONG AMA JF e Brenda Pinturas Faciais.