Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu na tarde desta segunda-feira, 25, uma ação socioeducativa voltada para a população que faz da rua seu espaço de moradia e sobrevivência. Cerca de 20 pessoas receberam orientações na tenda montada no espaço para atendimento aos usuários e à população que passou pelo local.
O evento teve o objetivo de levar os serviços da rede socioassistencial e demais políticas públicas e informar sobre o autocuidado com a saúde. Para a equipe, o impacto das ações em locais de grande trânsito dos cidadãos em situação de rua como as praças legitima a garantia de direitos.
Oficinas temáticas sobre o meio ambiente na interface com a preservação e saúde também integraram a programação. A equipe do Serviço de Abordagem contou com o apoio da Secretaria de Saúde (SS), por meio da equipe do Consultório na Rua, promovendo a garantia dos direitos dos cidadãos em situação de rua e oferece quando devido encaminhamento para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) Dr. Mozart Teixeira.
Maykon Felizardo foi um dos atendidos no evento e aprovou a iniciativa. “A ação na praça favorece o atendimento a várias pessoas que estão em situação de rua. Com deslocamento mais perto para atender as necessidades de cada um, porque no centro da cidade se encontra a maioria desse público”.
Abordagem Social
O Serviço Especializado em Abordagem Social identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social relacionados à situação de rua promovendo trabalho social planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculos de confiança. A equipe atua na perspectiva de suporte a estas pessoas com encaminhamentos a casas de passagem para pernoites e ao Centro POP, equipamento que oferta atividades durante o dia para o convívio grupal, social, alimentação, higiene pessoal e atendimentos técnicos visando a superação da condição de rua. O Serviço de Abordagem Social funciona todos os dias da semana, de 7h às 00h e pode ser acionado pelos telefones 3690-7770 ou 99807-0719.