Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o projeto “Que tal um café?” vai ser lançado na segunda quinzena de outubro numa parceria entre a Secretaria de Turismo (Setur), o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora (SHRBS) e o trade turístico. Nesta terça-feira, 26, no Espaço Cidade, a Setur apresentou aos empresários hoteleiros a ideia de se ter um produto voltado para o público local mesmo que não esteja hospedado em hotéis.
Pretende-se oferecer um café da manhã diferenciado de acordo com as características de cada estabelecimento. O objetivo é criar a cultura de se usar o hotel para encontros corporativos e também para quem quiser desfrutar de um tempo fora do ambiente do trabalho ou do lar.
Além de ajudar a combater o desperdício de alimentos, o projeto sinaliza com o aumento da receita para a rede hoteleira e também com maior geração de emprego e renda com o setor passando utilizar a produção local e regional de queijos, doces, geleias, frutas, biscoitos e outros itens presentes no café da manhã. No encontro, vários hoteleiros presentes apoiaram a iniciativa e pretendem oferecer o produto diferenciado para atender essa nova demanda que visa também atrair as pessoas para usar os hotéis, mesmo não estando hospedadas. “As pessoas não entram em um hotel achando que ele é só para turistas. Precisamos quebrar esse paradigma e mostrar a todos que o local é de todos”, disse o secretário de Turismo, Marcelo do Carmo.
De acordo com o secretário, o “Que tal um café?” tem como objetivo apoiar o setor hoteleiro, promovendo a criação de empregos, o aumento da renda, o estímulo ao empreendedorismo e o fomento à criatividade na região. “O turismo é uma rede em que a secretaria planeja enquanto os profissionais executam na ponta. Vimos uma excelente adesão e propostas promissoras nesta reunião, e acredito que, a partir deste encontro inicial, alcançaremos resultados positivos, disse ele.
O coordenador executivo do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora (SHRBSJF), Rogério Barros, ressaltou que a ação da Secretaria de Turismo de promover a venda de cafés para não hóspedes nos hotéis é um atrativo turístico valioso. “Isso permite que produtos de alta qualidade da região sejam apresentados aos visitantes, fortalecendo a conexão entre os produtores locais e os turistas. Essa estratégia agrega valor à cidade ao destacar a qualidade dos nossos produtos e incentiva a comunidade a frequentar os hotéis em diversas ocasiões, como Dia dos Namorados, casamentos e aniversários. Além disso, as empresas também terão a oportunidade de conhecer os serviços oferecidos pelos hotéis, contribuindo para um maior senso de pertencimento à comunidade de Juiz de Fora”, pontuou Barros.
Para a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Zona da Mata (AbraselZM), Francele Galil Rocha, o projeto “Que tal um café”? é importante para a economia de Juiz de Fora, com potencial de impulsionar significativamente o setor turístico. “Além de proporcionar experiências surpreendentes, a inclusão de moradores locais nos hotéis promove um senso de pertencimento e a oportunidade de explorar novas experiências. A Abrasel está totalmente preparada para apoiar essa medida, que promete ter um impacto econômico positivo, aumentando o faturamento não apenas dos empresários, mas beneficiando toda a economia da região”, destacou a presidente da Abrasel.
Entre outros projetos apresentados durante a reunião esteve a participação de membros da Secretaria de Turismo na Abav Expo, maior evento do mercado do turismo brasileiro e um dos mais importantes da América Latina, que será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 27e 29 e reunirá mais de 25 mil pessoas, das quais 45% de agentes de turismo. Pela primeira vez, Juiz de Fora participará do evento no stand da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Secult) e apresentará, na quinta-feira, o preparo e a degustação do feijão-tropeiro, prato tipicamente mineiro que será feito pela Churrasqueira. Além disso haverá degustação da cerveja Antuérpia. A cidade também sediará o Encontro Estadual da Associação Brasileira de Jornalistas Escritores de Turismo (Abrajet-MG) que será realizado de 19 a 22 de outubro e é preparatório para o encontro nacional da Abrajet que ocorrerá em Belo Horizonte em novembro.
Estiveram presentes no café da manhã empresarial a presidenta da Instância de Governança Regional (IGR) Caminho Novo e gerente de Relações Públicas, Institucionais e de Regionalização do Turismo da Setur, Mayara Cristina de Souza Paiva; o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora (Comtur/JF), Lucas Rosa, além de representantes do Trade Hotel, Ritz Plaza Hotel, Hotel Green Hill, César Inn Hotel e Cervejaria Antuérpia.