Últimos dias de visitação à mostra “Giramundo – 50 anos”

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a mostra “Giramundo – 50 anos”, em cartaz no Espaço Cidade (Paço Municipal – Avenida Rio Branco 2.234 – Centro), entra na reta final de visitação. As pessoas interessadas em conferir os 150 bonecos de títeres e marionetes, além de croquis, desenhos, estudos e projetos, que reconstituem a trajetória do grupo teatral mineiro têm somente até a próxima quinta-feira, dia 14. Gratuita e livre para todos os públicos, a visitação acontece neste fim de semana, dias 9 e 10, das 10h às 14h, e de terça a quinta-feira, das 10h às 18h.

Com curadoria de Marcos Malafaia e patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a mostra “Giramundo – 50 Anos” estreou em Belo Horizonte, em 2021, para comemorar o cinquentenário da companhia, criada em Belo Horizonte pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. Desde então, a exposição circula pelo estado, já tendo passado por Pouso Alegre e Montes Claros.

O produtor do Giramundo, Rai Bento, afirma que, além de divulgar o trabalho do grupo, consolidado como referência mundial em teatro de bonecos, a mostra dá ao espectador uma boa noção de como funciona a criação e a manipulação dos bonecos. “Aqui apresentados uma grande diversidade de técnicas e materiais da milenar arte do teatro de bonecos”. Ele acrescenta que a coleção apresentada inclui peças utilizadas no teatro, no audiovisual, em shows, minisséries, cinema e, até mesmo, óperas.

Para o corretor de imóveis e designer Marcos Vinicius de Oliveira, a mostra proporcionou um retorno à infância. “Meu Deus, muita coisa bonita, bem feita, encantadora. Tem peças aqui de 1971, e eu nasci em 1972. Acho que todo mundo deve vir prestigiar essa exposição. É fantástica para todas as idades!”

Em Juiz de Fora, a mostra tem apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e da Secretaria de Turismo (Setur). Escolas e outros grupos especiais podem agendar visitas com acompanhamento de monitor pelos telefones 2104-8171 e 2104–8590. 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.