Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), seis distritos e localidades de Juiz de Fora serão contemplados com o projeto “Caravana Circense Literária”, que tem como objetivo oferecer atrações culturais gratuitas em espaços públicos, atendendo uma população distante do eixo central da cidade. A estreia do projeto acontece neste sábado, 12, na Escola Municipal Nagib Félix Cury (Rua Principal), no Distrito de Penido.
A partir das 9h, os estudantes da unidade poderão participar de oficinas e contação de histórias. As atividades serão encerradas com o espetáculo “Circo de Só Ele”, às 10h30, aberto ao público e livre para todas as idades. A “Caravana Circense Literária” é uma ação da Cia. Tripanóssomos, com financiamento do Edital Murilão, do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
“Com esse projeto, buscamos levar arte e cultura de qualidade para regiões tradicionalmente esquecidas pelos agentes culturais. Até pela distância mesmo, os projetos artísticos tendem a acontecer na região central ou nos bairros. Então, queremos proporcionar a essas comunidades atividades de cunho cultural, promovendo o encontro entre crianças e adultos e gerando memórias afetivas”, afirma Rodrigo Mangal, um dos integrantes da companhia. Ele acrescenta que também há interesse em despertar o interesse pelo fazer artístico.
As apresentações acontecerão sempre em uma praça próxima ou nas instalações das escolas municipais das localidades atendidas, que são parceiras na execução do projeto. A caravana conta com uma Kombi estilizada, batizada de Clipper Cultural, que funciona como uma biblioteca ambulante. Ao redor do veículo, serão dispostos bancos e mesas para a realização das oficinas e leituras, garantindo conforto para o público.
Confira a programação deste sábado
– 9h – Oficina de escrita criativa de livros cartoneros (produzidos artesanalmente a partir de papelão e outros materiais recicláveis), com Lauriana Paiva
– 9h30 – Oficina de habilidades circenses, com Leonardo Vital
– 10h – Contação de histórias, com Mara Bomtempo
– 10h30 – Apresentação do espetáculo circense Circo de Só Ele – Sinopse: O Palhaço Cláudio e a Palhaça Maria Pudim vão assistir a apresentação do maior artista de circo do mundo, Nikolai Vlovlóski, nascido no Quirguistão. Um artista tão espetacular que possui para si um circo onde somente ele é a atração de todos os números, o Circo de Só Ele, apresentado pelo Palhaço Arfrânio, mestre de cerimônias. A peça é inspirada nas tradicionais “reprises”, esquetes de palhaços apresentadas ao longo da história nos circos brasileiros. Conta ainda com demonstrações de habilidades como malabares, mágicas, monociclo e equilibrismo.
Elenco: Rodrigo Mangal (Palhaço Cláudio), Mara Bomtempo (Palhaça Maria Pudim), Revelino Mattos (Arfrânio) e Leonardo Vital (Nikolai Vlovlóski).
As próximas localidades que receberão a caravana:
– Sala Anexa Luiza Tente – Povoado de Toledos;
– E. M. Camilo Guedes – Distrito de Valadares;
– E. M. Helena Antipof – Distrito de Rosário;
– E. M. Padre Wilson – Distrito de Igrejinha;
– E. M. Cel. Emílio Esteves dos Reis – Distrito de Humaitá.