Chegamos à última pergunta: “como obter fé?” Pergunta que pode se desdobrar em outra: “como fortalecer a fé que já possuo?”
Parece que o acesso às bênçãos de Deus (salvação, saúde física, alegria, paz,…) se dá sempre da mesma maneira, porém, a Bíblia mostra que não é bem assim.
No caso específico da fé, a Bíblia nos informa claramente qual é a estratégia que devemos seguir:
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10: 17).
Ou seja, a fé resulta do conhecimento da Palavra de Deus .
Se você está no grupo dos que não têm fé, busque conhecer a Palavra e ela brotará no seu coração. Sua fé está fraca? Busque fortalecê-la através da Palavra. Você vive de fé? Busque a Palavra para renovar permanentemente sua comunhão com o Altíssimo.
Deus fala ao nosso coração o tempo todo, porém, o discernimento depende muito do conhecimento. Veja o que o profeta Oséias disse:
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento” (Oséias 4: 6a).
A procura por conhecer o que o Senhor nos instrui por meio das Escrituras é a busca pelo próprio Deus; por isso a fé se nutre do contínuo processo de procuras e encontros proporcionados pela Palavra revelada.
Você pode orar pedindo fé, como ocorreu nesta passagem:
“E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade” (Marcos 9: 24).
Assim como deve orar pedindo sabedoria:
“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada” (Tiago 1: 5).
Porém, quando se trata da fé, assim como diz a primeira passagem citada acima (Rm 10.17), nada pode substituir a busca, insistente e perseverante, por descobrir a Palavra de Deus.