PJF promove roda de conversa sobre Plano Municipal para a população em situação de rua

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na tarde desta sexta-feira, 14, o Comitê Intersetorial de Elaboração, Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê Pop Rua – JF) promoveu uma roda de conversa com pessoas em situação de rua para ouvir as principais demandas e desafios desta parcela da população. A reunião teve o intuito de auxiliar na elaboração de propostas a serem incluídas no Plano Municipal para a população em situação de rua, que tem o objetivo de implantar políticas públicas de forma intersetorial e transversal, garantindo a estruturação da rede de promoção, proteção e defesa a este público.

Estiveram presentes no encontro a secretária de governo, Cidinha Louzada, o secretário especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, e representantes da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) e da Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtiva (Emcasa).

Entres as principais reivindicações estão a importância do investimento em educação com turmas profissionalizantes e também com o foco na modalidade da Educação Básica destinada a jovens e adultos que não tiveram acesso e/ou não concluíram o Ensino Fundamental, assim como capacitações com o objetivo de garantir empregabilidade, renda e moradia. Outra necessidade apontada foi a ampliação do trabalho com o foco na saúde mental para o tratamento das diferentes dependências químicas.

Este é o primeiro de uma série de encontros como o foco na implantação de políticas públicas pela dignidade, o respeito à vida, à cidadania e o atendimento humanizado.

Comitê Pop Rua – JF

Criado por meio do Decreto n.º 14.489, instituído em 20 de abril de 2021, o “Comitê Pop Rua – JF” tem como proposta elaborar, acompanhar, monitorar e gerir a política municipal para a população em situação de rua. O Comitê Pop Rua – JF é composto, paritariamente, por onze representantes do poder público e onze da sociedade civil (titulares), sendo três da população em situação de rua e oito de entidades que possuam atuação direta ou indireta na temática da população em situação de rua e respectivos suplentes.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.