Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com o objetivo de viabilizar a criação da “Brinquedoteca da Gente” e de uma biblioteca interna, o Centro Cultural Dnar Rocha, sede do Programa Gente em Primeiro Lugar, está arrecadando brinquedos e livros em boas condições de uso. A ideia é reforçar o acolhimento oferecido às pessoas que frequentam as oficinas culturais mantidas no equipamento urbano. As doações devem ser entregues no próprio Dnar Rocha, instalado na Rua Mariano Procópio, em frente ao parque do Museu Mariano Procópio, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.
O coordenador-geral da unidade, Fernando Valério, explica que a campanha tem caráter permanente e que a previsão é de que a brinquedoteca e a biblioteca sejam inauguradas já em abril. “Serão mais dois espaços de convivência dentro do centro cultural, o que contribuirá para melhorar as relações e reforçar o sentimento de pertencimento.”
O Programa Gente em Primeiro Lugar é mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerenciado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), com prestação de serviço por meio da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac). Na sede (Centro Cultural Dnar Rocha), são oferecidas oficinas gratuitas de Teatro, Danças Urbanas, Danças Populares, Samba, Balé, Grafite, Moda, Artesanato, Desenho, Capoeira, Musicalização, Flauta, Teclado, Violão, Percussão, Informática e Audiovisual, totalizando 54 turmas. Ao todo, neste equipamento, são atendidas 733 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.