Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a primeira colheita de alimentos na horta comunitária de Benfica aconteceu nesta sexta-feira, 10. A ação foi realizada pelos moradores em conjunto com a equipe da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Cerca de 150 porções de alface livre de venenos foram colhidas para consumo da própria comunidade.
Considerando o tempo certo de cada colheita, ainda serão colhidos alface roxa, couve, cebolinha e quiabo. A horta comunitária foi inaugurada em dezembro de 2022, via parceria entre a PJF e a MRS Logística. O objetivo é promover a educação ambiental, a inclusão social e a segurança alimentar, garantindo alimentos saudáveis para famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, a iniciativa promove um espaço de interação entre os moradores.
O espaço fica na Rua Dona Ana Salles, esquina com a Rua Evaristo da Veiga. “Essa horta vem sendo desenvolvida dentro da metodologia da agroecologia, você trabalha os insumos locais, o solo, a água da chuva, que é captada nas caixas d’água e utilizada na irrigação da horta”, ressalta o zootecnista e assessor da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Arthur Sodré.
A horta é mantida pela própria comunidade e conta com o suporte da PJF e da MRS, que preparam o terreno, montaram os canteiros, forneceram mudas e sementes, sistema de captação de água pluvial e de irrigação, além de doarem equipamentos necessários como mangueira, carrinho de mão e enxada.
O projeto conta com a participação das seguintes pastas da PJF: Secretaria de Governo (SG); Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb); e Companhia de Saneamento Municipal (Cesama).